Cascavel: Curso de Psicologia desenvolve o projeto Libertando Histórias
Publicado em: 27/07/2015 às 15:30
Campanha de prevenção contra o abuso sexual infantojuvenil contemplou neste semestre cerca de 120 crianças
Voltado para crianças, o novo projeto de extensão do curso de Psicologia da Universidade Paranaense - Unipar foi bastante requisitado neste último semestre. O ‘Libertando Histórias’ visa despertar a reflexão sobre a importância de não se calar frente à situação de violação ou abuso.
Justificando a iniciativa, a orientadora, responsável técnica do Centro de Psicologia Aplicada da Unipar, psicóloga Monique Färber, frisa que “quebrar o silêncio e revelar é o primeiro passo para a resolução desta complexa realidade”.
O trabalho baseia-se na contação das histórias ‘Pipo e Fifi’ e ‘O Segredo de Tartanina’, que narram a triste experiência que é o abuso sexual infantil, de maneira muito assertiva para a compreensão dos pequenos. Quatro acadêmicas desenvolvem as atividades, desde abril deste ano: Izabela Schvan e Gabriela Esma, da 3ª série, Rayanne Barbara, da 5ª série, e Daiane Regina, da 2ª série.
A contação de histórias foi levada à Escola Municipal Maria Montessori e alcançou cerca de 120 alunos e alguns professores. A equipe também ministrou palestras informativas em sala de espera da USE (Unidade de Saúde Escola) Marco Antonio da Silva Pyl, do Bairro Aclimação, alertando a população que aguardava atendimento sobre os prejuízos e consequências negativas do abuso, seja na vida da vítima, de sua família ou do próprio abusador.