Você está aqui: Notícias > Umuarama: Idosos do Lar São Vicente de Paulo serão beneficiados com dentaduras
Umuarama: Idosos do Lar São Vicente de Paulo serão beneficiados com dentaduras
Publicado em: 24/07/2015 às 18:00
Projeto do curso de Odontologia prevê o atendimento de 24 idosos, que receberão próteses totais gratuitamente
O curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, iniciou um projeto para atender idosos do Lar São Vicente de Paulo que necessitam de dentadura. A previsão é confeccionar e doar 33 próteses totais (dentaduras).
A primeira etapa consistiu na triagem dos pacientes, que foram examinados pelos professores César Aurélio Zaze, Ernesto Roberto Neto e Renato Cherubini Faccio. A coordenadora do curso, professora Cintia Araújo, acompanhou a triagem.
“Fizemos um primeiro exame para identificarmos qual tipo de prótese será utilizada no paciente e se ele precisará passar por algum tratamento antes disso”, informou.
Agora os pacientes serão encaminhados para radiografia. “O exame radiológico é importante para o diagnóstico e para um estudo completo dos casos”, acrescentou a coordenadora, lembrando que a Uniradio, empresa parceira do curso de Odontologia, não vai cobrar pelos serviços.
Depois virão as atividades de acolhimento do paciente pelos acadêmicos, que vão fazer o atendimento, começando com um estudo da história dele: “A compreensão do contexto de vida do paciente é imprescindível para um atendimento técnico e humanístico eficiente”.
A última etapa do projeto consiste na realização dos atendimentos em clínica, na Unipar, que vão ocorrer nas práticas de laboratório da disciplina Prótese Total.
O senhor Severino João da Silva ficou feliz quando soube que é um dos contemplados: “Vou poder me alimentar melhor com a dentadura, além de ficar com um sorriso bonito”. Dona Esmenea Graciano também ficou emocionada com a doação: “Veio bem no dia do meu aniversário; foi meu melhor presente”.
A coordenadora do Lar, irmã Maria Lucia Rodrigues, elogia o projeto: “É uma ótima iniciativa, pois vai melhorar a saúde dos nossos idosos”. Ela acredita que os benefícios vão favorecer um aumento de autoestima. “Muitos chegam aqui fragilizados; essa atenção dedicada pelos integrantes do projeto ajuda no condicionamento emocional deles”, afirmou, reforçando seus agradecimentos à Unipar.