Você está aqui: Notícias > Toledo: Arquitetura e Urbanismo faz viagem de estudos a Minas Gerais
Toledo: Arquitetura e Urbanismo faz viagem de estudos a Minas Gerais
Publicado em: 24/07/2015 às 16:20
Estudantes puderam conhecer as belezas arquitetônicas de Belo Horizonte, Brumadinho, Ouro Preto e Congonhas
Um grupo de professores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, participaram de uma atividade repleta de novos conhecimentos e ampliação do repertório cultural. Em viagem de seis dias, eles conheceram as belezas arquitetônicas das cidades de Belo Horizonte, Brumadinho, Ouro Preto e Congonhas, todas em Minas Gerais.
Acompanhados pelas professoras Raquel Machado Gabriel (coordenadora) e Caroline Depieri, estudantes de todas as séries visitaram cenários do barroco mineiro, rococó, arquitetura moderna e até arte contemporânea. “Nessa viagem pudemos ampliar o conhecimento dos nossos alunos sobre a arquitetura mineira e seu planejamento urbano, desde o século 19. E tudo foi analisado sob a perspectiva do arquiteto”, explica a coordenadora.
Em Belo Horizonte, a turma foi ao Estádio do Mineirão, à Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, à Praça da Liberdade – edifício Niemeyer, Palácio da Liberdade e Biblioteca Pública –, ao Mirante das Mangabeiras e Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Os futuros arquitetos e urbanistas também visitaram o Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile, Igreja de São Francisco de Assis (projetos de Oscar Niemeyer), Casa Kubitschek e Mercado Municipal.
O tour continuou com parada em Brumadinho, onde está o Museu Inhotim. “Este museu abriga um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes”, conta empolada a professora Caroline.
Seguindo viagem, o grupo chegou a Ouro Preto. Cidade tombada pelo Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, guarda um conjunto arquitetônico inigualável entre as cidades históricas brasileiras. “Ficamos hospedados no Grande Hotel de Ouro Preto, obra modernista de Oscar Niemeyer. E tivemos o grande prazer de conhecer as belezas arquitetônicas e gastronômicas desta cidade histórica, com tantos exemplares barrocos e do rococó mineiro; os estudantes adoraram a estadia” enfatiza a coordenadora do curso.
Eles também conheceram os pontos turísticos da cidade, como as igrejas São Francisco de Paula, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Pilar, São Francisco de Assis e Matriz de Santa Efigênia, o Museu da Inconfidência e as ladeiras históricas.
O roteiro terminou em Congonhas, onde se encontra um dos maiores tesouros do rococó mineiro, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. “Neste conjunto tem esculturas do Aleijadinho, os 12 profetas em pedra e sabão e as cenas da Paixão de Cristo, distribuídas em seis capelas externas, além das pinturas na igreja; tudo é lindo”, deleita-se a coordenadora.