Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Projeto conscientiza sobre descarte correto de lixo eletrônico
Paranavaí: Projeto conscientiza sobre descarte correto de lixo eletrônico
Publicado em: 17/07/2015 às 11:15
Elaborado pelo curso de Sistema de Informação, trabalho foi apresentado aos alunos do ensino médio do Colégio Nobel
Um projeto que está dando o que falar nos corredores da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, é o ‘InformAção é o Sistema’, que tem como objetivo principal conscientizar crianças, jovens e adultos sobre o descarte correto do lixo eletrônico. Elaborado por acadêmicos do curso de Sistemas de Informação, o projeto foi apresentado, recentemente, aos alunos do ensino médio do Colégio Nobel.
Ao lado de colegas de curso, o formando Tiago Volpato ficou responsável por explicar de forma lúdica e criativa a importância de se descartar corretamente produtos obsoletos, como computadores, vídeo cassete, televisores, aparelhos de celular e pilhas.
“Foi uma tarde bem divertida, onde conscientização, conhecimento e integração foram às palavras-chave. E os adolescentes de hoje fazem parte de uma geração muito ligada à tecnologia; então, é primordial eles saberem que para preservar nosso meio ambiente precisamos descartar de forma correta aquilo que não é mais útil para o nosso dia a dia”, exclamou o estudante.
“Poder compartilhar com os alunos o que aprendemos nesse projeto foi gratificante e enriquecedor para nossa formação”, completa a colega do 1º ano, Jéssica Brito.
Após o momento de conscientização foi a hora da diversão. Jogos confeccionados pelos próprios acadêmicos com restos de produtos eletrônicos instigaram a curiosidade dos adolescentes. Depois de aprender as regras, eles jogaram com a equipe do curso da Unipar, formada por estudantes do 1º, 2º, 3º e 4º anos.
Maria Angélica Custódio da Silva está no 1º ano do ensino médio e se divertiu bastante. “Os jogos são muito legais. Além de brincar, também aprendi que devemos cuidar do meio ambiente para que possamos ter um planeta melhor no futuro”.
Os alunos gostaram tanto da iniciativa que vão usar a mesma ideia no tradicional ‘Física na Praça’, que acontece no mês de outubro e reúne todos os colégios de Paranavaí e região. “É um evento que prioriza a disseminação do conhecimento por meio de experimentos envolvendo física, química, biologia e matemática. E com a vinda dos acadêmicos decidimos também trabalhar este ano a sustentabilidade e a valorização do meio ambiente com a reciclagem e o descarte correto do lixo eletrônico”, enfatiza Sônia Baldin, psicopedagoga do Colégio Nobel.
“O projeto vai além dos muros da Universidade, oportunizando aos nossos alunos trabalhar a iniciativa, a criatividade e a autonomia intelectual”, ressalta a professora Michele Barboza, que coordena os trabalhos.
“É um trabalho que traz diversos benefícios, ele integra, ensina, conscientiza; tudo isso nos faz ver que não basta ter boas ideias, mas, sim, transformá-las em algo que vai agregar conhecimento”, enaltece a coordenadora do curso, professora Claudete Werner.