UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Guaíra: Acadêmicos de Gestão Ambiental participam do evento ‘Pacto das Águas’

Publicado em: 15/07/2015 às 15:50

O evento priorizou esclarecimentos sobre prevenção e conservação do meio ambiente

 Moradores do município e coordenadores da ação discutem medidas para a melhorias ambientais

Professoras e estudantes de Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade Guaíra, acompanharam a cerimônia de assinatura de convênio do ‘Pacto das Águas’, celebrado entre a prefeitura de Guaíra e a Itaipu Binacional para beneficiar as comunidades das microbacias dos rios Birigui e Taturi.

O evento, prestigiado por várias lideranças, aconteceu na comunidade de Maracaju dos Gaúchos. Moradores, principalmente agricultores, também participaram desta que é chamada a etapa de ‘Sensibilização da Comunidade’ sobre a importância do projeto para o meio ambiente, que faz parte do programa ‘Cultivando Água Boa’, da Itaipu.

No ‘Pacto’ estão definidas ações de correção de efeitos nocivos para o meio ambiente e o planejamento de estratégias para a proteção; entre elas destacam-se a educacão ambiental, adequação, cascalhamento das estradas, instalação e construção de abastecedores comunitários, reforma do terraceamento, proteção das nascentes e recuperação florestal.

Em seu discurso, Nelton Friedrich, diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, enalteceu que a conscientização dos agricultores é imprescindível para o sucesso do projeto: “Eu me sinto emocionado por participar do programa ‘Cultivando Água Boa’, discutir ideias no evento ‘Pacto das Águas’ e ver que toda a comunidade participa com sugestões, que são escolhidas democraticamente para melhoria das questões debatidas por todos”.

Para Friedrich, o segredo do sucesso das propostas elaboradas no programa é a participação direta da comunidade local nas decisões criadas pelos coordenadores do programa.

A professora do curso de Gestão Ambiental da Unipar, Gisieli Kramer reconhece a importância do projeto, que deve ser estudado e acompanhado pelos seus alunos: “A atividade contribui para conscientizar e demonstrar quais medidas devem ser tomadas para complementar as atividades sustentáveis que já são desenvolvidas”.

A coordenadora do curso, professora Rosiley Berton Pacheco, concorda, afirmando que o benefício da conscientização está distante de ser apenas um fato isolado. “Proporcionar orientação para a comunidade local gera utilidades que serão aproveitadas por todos como consequência da ação”.

Redes sociais>