Você está aqui: Notícias > Umuarama: Ciências Contábeis conscientiza comunidade sobre orçamento familiar
Umuarama: Ciências Contábeis conscientiza comunidade sobre orçamento familiar
Publicado em: 15/07/2015 às 11:00
Atividade contemplou crianças e adolescentes carentes do projeto Pequenos Artistas de Jesus, do Jardim Panorama
Mais uma vez o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, cumpriu com seu papel social. No Jardim Panorama, um grupo de cinco estudantes ensinou sobre ‘Orçamento Familiar’ crianças e adolescentes carentes atendidos no projeto Pequenos Artistas de Jesus, que funciona ao lado da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O trabalho dos futuros contadores busca ensinar a forma adequada de controlar as despesas pessoais e familiares. “O orçamento familiar não é apenas anotar as despesas realizadas; ele envolve planejamento e organização da vida financeria, ajudando a família a gastar menos do que ganha”, ressaltou o coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, que supervisiou o grupo.
Os alunos do projeto ficaram atentos às dicas repassadas. Com planilha nas mãos, eles aprenderam sobre finanças pessoais, economia doméstica e outros temas ligados à gestão financeira familiar; tudo isso para evitar gastos excessivos. Ao final, foram sorteadas bolsas do curso.
“Muito além do conhecimento especifico do que foi repassado, está também o sentimento de valorização e melhoria da autoestima dos alunos, o que é de suma importância, tendo em vista que trabalhamos com uma comunidade carente excluída de quase tudo”, disse Silvia Ribeiro Martins, presidente da Associação Assistencial e Promocional Casa da Paz, entidade que cuida do projeto. “Quero agradecer aos acadêmicos e ao professor Clóvis Uliana pelo gesto solidário. Aproveito a oportunidade para convidar todos a conhecer nossa Associação”, ressaltou Silvia.
A inicitiva do curso da Unipar faz parte do projeto de extensão ‘Responsabilidade Social e Cidadania’, que nesta semana também doou mais de 30 livros para a biblioteca itinerante ‘Caminhos da Sabedoria’, ligada à Secretaria de Educação de Umuarama.