Você está aqui: Notícias > Umuarama: Rádio Universitária comemora 10 anos com nova programação
Umuarama: Rádio Universitária comemora 10 anos com nova programação
Publicado em: 13/07/2015 às 16:50
Ponto de encontro de estudantes de Comunicação, projeto leva aos ouvintes cultura e entretenimento
Vivemos em um mundo onde tudo acontece muito rápido, com transformações e inovações chegando a todo momento. Um mundo repleto de novas tecnologias de comunicação, que nos propocionam receber informações em tempo real. Mas, mesmo com a chegada dessas novas formas de se comunicar, como a internet, o rádio não perdeu sua importância na sociedade. Inaugurado no Brasil em 1922, ele faz parte do cotidiano de centenas de milhares de pessoas espalhadas pelo país, levando cultura e entretenimento.
Muita gente ainda conserva o hábito de ouvir rádio em casa, no carro, no trabalho, na caminhada. Além de ser um veículo de comunicação de baixo custo, outro diferencial é o imediatismo, a instantaneidade da informação, a mobilidade, o diálogo com o ouvinte.
Umuarama atualmente tem sete emissoras, entre elas está a Rádio Universitária Paranaense, inaugurada em 2005. Nesses dez anos, se consolidou como um dos veículos radiofônicos mais ouvidos da região. E para festejar uma década de atividade, a RUP 107,7 FM está com uma nova programação, recheada de vários estilos musicais - rock, samba, pagode, MPB, blues, sertanejo.
Vinculada à Fundação Cândido Garcia, a estação fica 24 horas no ar e usa todas as vertentes musicais também para fins culturais, abordando temas de cunho educativo, social e informativo. “Estamos muito felizes em poder comemorar esses dez anos presenteando nosso ouvinte com uma programação eclética, composta por programas que vão agradar ainda mais aqueles que curtem a RUP”, afirma Ana Ribas, coordenadora de projetos da Rádio.
Uma das novidades é o programa Ziriguidum, que tem como foco explorar a história do samba raiz e o pagode. Também merece destaque o Geração Z, estreado recentemente e que traz os novos nomes que estão despontando na MPB (Música Popular Brasileira). “Nosso propósito é tocar aqui o que não toca nas outras emissoras, com programas diferenciados, que levem ao ouvinte não só lazer, diversão, mas, principalmente a cultura, o conhecimento”, enaltece a coordenadora. Chão de Estrelas, que resgata histórias e os clássicos do chorinho e da seresta; Pedra, Papel e Tesoura, direcionado ao público infantil; e Folk Society, com músicas do country norte americano, são programas que também já estrearam e prometem ser sucesso. “Até o fim do ano, ainda pretendemos estreiar mais programas. O La Buena Onda, que vai apresentar o ritmo latino-americano, Na Ponta da Língua, com dicas sobre a língua portuguesa, e mais dois ainda sem nome, que estão em fase de pré-produção - um sobre administração estratégica e o outro sobre hábitos saudáveis”, explica Ribas.
Nesta nova grade também têm os programas já consolidados, que criaram uma identidade com os ouvintes e são sucesso de audiência: The Blues is Alright leva a boa música do ritmo blues; RUP Interativa, apresentado ao vivo, interage com o ouvinte pelas redes sociais, site e telefone; Casa de Rock toca sucessos do mundo do rock; Marginália, atrelado à arte, cultura e movimentos sociais; Prosa e Viola, com foco cultural e intuito de disseminar a boa música sertaneja de raiz; Momento Mulher, com dicas de beleza e saúde; Arte Flamenca apresenta ao ouvinte as origens, a musicalidade e a dança flamenca; e Palavra Amiga transmite mensagens de amor ao próximo, fé e otimismo.
Por ser uma rádio educativa, a RUP também está aberta à comunidade. Pessoas interessadas em apresentar programa pode levar o projeto à direção para avaliação. “Os programas são montados dentro de um projeto com características e questões culturais. Temos programas que relatam o desenvolvimento da cidade, meio ambiente, história da música e informativo, cada um dentro de um contexto”, explica a coordenadora, informando que escolas que queiram desenvolver algum projeto e oficinas com seus alunos também podem participar da programação.
Localizada no Câmpus III da Unipar, a Rádio Universitária Paranaense também está na internet. Quem quiser curtir a programação da RUP pode entrar no site clique aqui. Lá também tem o facebook e o twitter. Mais informações pelo telefone (44) 3621-3807.
Laboratório Acadêmico
A RUP também faz parte dos projetos de extensão do curso de Propaganda e Publicidade da Unipar, onde os estudantes realizam estágios e apresentam programas. Um deles é José Vagner Sampaio, que está no 2º ano do curso. Ele faz edição, pesquisa e apresenta o Geração Z. “O estágio está sendo fundamental no meu crescimento cultural e no desenvolvimento das minhas habilidades de comunicação. O fato de falar ao vivo num programa de rádio colabora no diálogo com as pessoas. Também tenho a oportunidade de conhecer os novos astros da MPB; tudo isso enriquece meu aprendizado acadêmico”, diz. O colega Pedro Henrique Honório, do 3º ano, também está adorando a experiência. Além de editar, criar vinhetas, ele está na locução do Ziriguidum, novo programa da RUP. “Sinto-me feliz em fazer parte desta equipe, pois o estágio já está me abrindo várias portas para o conhecimento ligado à rádio e a área da publicidade. Sem contar que o rádio é uma linguagem que está em constante interação com o público, o que nos prepara para o mercado de trabalho”. Formado em 2013, o ex-aluno João Gabriel dos Santos também passou pelo projeto. A experiência foi tão gratificante que, mesmo após a graduação, ele continua trabalhando rádio, apresentando um dos programas de maior audiência, o RUP Interativa. “Acabei me apaixonando por essa área. Aprendi muito com os professores e os funcionários do projeto e, hoje, também repasso aos outros estagiários um pouco desse conhecimento”, conta, afirmando que é prazeroso apresentar o programa. “O contato com o ouvinte é feito de forma descontraída, com interação pelas redes sociais e telefone. Atendemos aos pedidos musicais, recebemos sugestões e também levamos informação e bom humor”.
Confira a programação
Palavra Amiga: Segunda a quinta, às 8h30 e 14h30, e sexta, às 14h30 Momento Mulher: Segunda a sexta, às 11h e 14h Rup Interativa: Segunda, quarta e sexta, às 15h00min Marginália: Segunda, às 22h The Blues is Alright: Terça e quinta, às 9h Arte Flamenca: Quarta, às 9h Casa de Rock: Quarta, às 23h Prosa e Viola: Sexta, às 8h, e domingo, às 9h Folk Society: Sexta, às 22h Chão de Estrelas: Sábado, às 7h Pedra, Papel e Tesoura: Sábado, às 9h Ziriguidum: Sábado, às 13h Geração Z: Sábado, às 14h Poeira do Estradão: Domingo, às 10h