UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Alunos de Engenharia Civil constroem e doam mesas de bilhar e catapulta

Publicado em: 07/07/2015 às 10:30

Colégio Nobel foi a instituição beneficiada; peças oportunizam enriquecimento aos alunos de ensino médio

Professoras Edilma Kobayashi e Michele Barboza Santos fazem entrega dos materiais à Sônia Baldin, coordenadora do Colégio Nobel
Equipe de acadêmicos que doou a catapulta
Acadêmicos testam mesa de bilhar
Acadêmicos testam mesa de bilhar
Acadêmicos testam mesa de bilhar

Além de ensinar, a Universidade Paranaense – Unipar também se preocupa em formar profissionais conscientes da sua responsabilidade social, cidadãos que veem no gesto de solidariedade a oportunidade de ajudar a comunidade. Esta premissa está sendo levada a sério pelos alunos do curso de Engenharia Civil da Unidade de Paranavaí. Recentemente, eles doaram para o Colégio Nobel três mesas de bilhar e uma catapulta, espécie de material usado para lançar objetos direcionados a um alvo.

As mesas foram construídas no ano passado, na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear. “Foi um trabalho realizado dentro do projeto ‘Cônicas e suas aplicações’. E, ao lançar o desafio, confesso que fiquei extremamente feliz e satisfeita ao saber da ideia e o interesse dos acadêmicos em doar os materiais para o Colégio”, ressalta a professora Michele Barboza Santos, que orientou os acadêmicos. A catapulta foi resultado de uma tarefa realizada na Jornada Acadêmica, que aguçou a criatividade dos estudantes.

As peças serão usadas pelos alunos do ensino médio durante as aulas de Matemática e Física. “Poder colocar em prática o que foi aprendido em sala e ainda beneficiar a comunidade é uma experiência muito enriquecedora, uma oportunidade de projetar, criar e desenvolver trabalhos que ajudam em muito o nosso aprendizado”, afirma o acadêmico Mateus Jorge.

Sua colega de turma, Tatiane Meneghello, acrescenta. “Ter participado da construção desses ‘protótipos’ foi maravilhoso. E poder compartilhá-los com outras pessoas foi melhor ainda. Pois na graduação aprendemos que de nada vale o conhecimento se o mesmo não for compartilhado; estou muito feliz por isso”.

Sônia Baldin, coordenadora do Colégio Nobel, destaca que a doação agregará ainda mais conhecimentos aos alunos: “É um material didático que irá contribuir nos ensinamentos em sala de aula. Também vamos colocá-lo em exposição no nosso tradicional ‘Física na Praça’ e na Feira de Ciências, que acontece no fim do ano”.

Redes sociais>