Você está aqui: Notícias > Cascavel: Campus abre as portas para visitação
Cascavel: Campus abre as portas para visitação
Publicado em: 18/06/2010 às 15:30
Durante toda a semana, alunos do CEEP participaram de oficinas, palestras e aulas práticas nos laboratórios da Instituição
Uma programação diversificada atraiu estudantes de várias áreas. Durante toda a semana, a Universidade Paranaense – UNIPAR desenvolveu atividades práticas com alunos do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional). Várias turmas visitaram os laboratórios e ambientes especiais do Campus Cascavel.
Alunos do curso técnico em Administração participaram de uma oficina com tema diferente do habitual: ‘Guia de Estilo: com que roupa eu vou?’. “Aprendemos como devemos cuidar da nossa imagem e a perceber como somos vistos pelas outras pessoas. Gostei de tudo. Aqui é um ambiente formal e mais maduro”, diz Felipe de Andrade, do 2º ano.
Sua colega, Bianca Monteiro, também fez elogios: “Podemos ver coisas fora do cotidiano do nosso curso, além de conhecer a estrutura da UNIPAR, que é bonita e confortável”. Para Adrieli Pelissari valeu muito a pena. Segundo a estudante, é um desejo cursar Moda: “Esta foi uma oportunidade para aprender um pouco mais sobre o que pesquiso há algum tempo. Com as revistas de moda e dicas da professora pude identificar looks que combinam com cada silhueta e com determinada ocasião”.
Outra preocupação da Instituição foi com o ingresso dos jovens no mercado de trabalho e a satisfação pessoal. Para auxiliá-los foi ministrada a oficina ‘Como elaborar um currículo atrativo’. Informações sobre processo de recrutamento e seleção também foram repassadas. Outra oficina foi realizada no laboratório de Matemática, utilizando figuras geométricas.
Dentre as atividades da semana foi oferecido atendimento especial no Centro de Estética da UNIPAR, visita ao laboratório de química e aula sobre conhecimento de web. Também participaram de palestras sobre primeiros-socorros e educação no trânsito, aprender a aprender e sobre como investir em bolsas de valores.
A professora Mônica Virgínia Missau, que acompanhou o 3º ano do técnico em Administração, destaca a importância de aliar o que o aluno aprende na escola, com as coisas da vida: “Notamos uma dificuldade em relacionar escola, sociedade e ensino superior. A educação deve acontecer sem fragmentos”.
No laboratório de Análises Clínicas os visitantes presenciaram a realização do exame de tipagem sanguinea e verificaram a taxa glicemia. Outros locais visitados foram o Museu Interdisciplinar de Ciências e o Horto de Plantas Medicinais, onde aprenderam como preparar os chás e em que tratamento serve cada espécie.
Guilherme Unser, do 3º ano, diz que pôde ampliar sua visão sobre o ensino superior: “Nossas matérias são mais teóricas e esse conhecimento prático nos anima. Além do que está relacionado à futura área de atuação é importante ter noção do funcionamento de um laboratório e aprender como são realizados exames comuns”.
Quem também visitou a UNIPAR, através do PROVE (Programa de Valorização da Educação), foi o 3º ano do fundamental da Escola Expressão, acompanhados pela professora Marisa Romanoski: “Esta semana fazemos a Feira das Profissões, com o intuito de preparar a criança para quando chegar ao ensino médio ter interesse em algum curso para o vestibular”. Este ano, a turma conheceu o Centro de Estética.