Você está aqui: Notícias > Cascavel: Em projeto de extensão, Psicologia discute enfrentamento à violência
Cascavel: Em projeto de extensão, Psicologia discute enfrentamento à violência
Publicado em: 02/07/2015 às 16:30
Palestra foi realizada na sala de espera da Unidade de Saúde Escola, do bairro Aclimação, em parceria com o serviço social
Assunto polêmico e bastante discutido em âmbito nacional nos últimos meses, o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes foi debatido também pelo curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel.
Acadêmicas do curso, integrantes do projeto de extensão ‘Informações em Sala de Espera’, que é desenvolvido na USE (Unidade de Saúde Escola) do bairro Aclimação, ministraram palestra à população, em conjunto com a assistente social Christiani Bortoloto Lopes. O tema em questão foi a importância da afetividade positiva nas relações humanas, como recurso no combate à violência.
A ação foi prolongada por quatro semanas, com diversas atividades realizadas na Sala de Espera da USE, utilizando como instrumento de conscientização vídeos, cartazes e folders. A orientação foi da responsável técnica da Unipar, Monique Färber.
Segundo a estudante Izabela Fávero, sair do meio acadêmico teórico e participar desta experiência prática possibilita um maior entendimento da realidade que a população está inserida, além de contribuir de maneira eficaz na prevenção de situações de violência contra a criança e promoção da saúde nas relações.
A senhora Rita Arruda de Sá, de 70 anos, assistiu a apresentação e alega que abordar esta temática em forma de palestra, aos pacientes que aguardam o atendimento, é vantajoso, pois contribui para uma maior reflexão de seu bem-estar e auxilia no melhor convívio com a família: “As pessoas não falam muito sobre o assunto, mas é extremamente importante”.