Umuarama: Acadêmicos participam do 20º Festival Mundial de Publicidade
Publicado em: 02/07/2015 às 15:30
Realizado em Gramado, o evento é o terceiro maior do mundo na área e o maior na América Latina
Em busca de atualização de conhecimentos, 31 acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, viajaram a Gramado/RS para participar do 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado.
Com o tema ‘Ou você muda. Ou mudam você’, foram três dias de palestras, mostra de trabalhos acadêmicos e muitas informações compartilhadas (entre 10 e 12/06). A turma da Unipar também foi interessada em conhecer e interagir com profissionais gabaritados e pôde ainda prestigiar uma mostra de produtos.
Afinal, trata-se do terceiro maior evento do mundo na área e o maior da América Latina, em que são discutidos e analisados os assuntos emergentes da área, entre eles os rumos do mercado publicitário.
Com a participação estudantes, profissionais e professores de várias cidades do Brasil e exterior, durante o Festival houve também concorridas cerimônias de homenagens e premiações.
A acadêmica de Publicidade e Propaganda da Unipar, Angélica Caetano, voltou entusiasmada com tudo o que presenciou. Para ela, o palestrante de destaque foi o famoso designer Hans Donner.
“A história dele é inspiradora e motivadora; consegui sentir e entender que prezar a liberdade no momento da criação nos permite explorar novas possibilidades e, assim, despertar emoção – no caso de Donner, vi que isso se projeta no fato dele fazer parte da construção de algo tão grandioso, como a logo da Rede Globo”, afirmou . Já seu colega de turma, Eder Capoia, comentou ter ficado empolgado com os conteúdos discutidos. Ele cita as palestras do gerente de marketing da Vivo, João Bell, e do gerente de marketing da Azul Linhas Aéreas, Gianfranco Beting. No entando, os que mais prenderam sua atenção foram Leonardo Tristão, diretor do Facebook do Brasil, e Fábio Coelho, diretor do Google do Brasil.
“Eles são bem experientes, didáticos e estavam representando duas das maiores empresas do mundo”, exclama, acrescentando que falaram com muita propriedade sobre integração das mídias, mídia programática e perfil do novo profissional de agência. “Segundo eles, o novo profissional precisa ter senso analítico aguçado desde as tarefas de atendimento até as de criação; achei bem interessante esse e todas as outras recomendações que nos repassaram”.
A acadêmica Keila Cerozino diz que “essa experiência a levou a ter certeza da carreira que escolheu”: “A palestra do João Bell foi a que mais me chamou a atenção; ele retratou as histórias de sucesso da marca voltadas a campanhas publicitárias com foco digital e social media. Assim, renovou minha certeza em me especializar nessa área”.
Pontos turísticos da cidade também entraram no roteiro. A turma conheceu a famosa Fonte do Amor Eterno, o Lago Negro, a Igreja de São Pedro Apóstolo e Snowland (pista de ski). Para encerrar a viagem, os acadêmicos fizeram uma breve parada em Canela, onde conheceram a famosa Catedral de Pedra e a Praça dos Guarda- Chuvas.