Você está aqui: Notícias > Guaíra: Grupo de professoras leva serviços à Comunidade Quilombola
Guaíra: Grupo de professoras leva serviços à Comunidade Quilombola
Publicado em: 01/07/2015 às 14:11
Prevenção de doenças, captação de água da chuva e alternativa para minimizar custo de construção de casa foram os temas da pauta da ação
Cumprindo a missão de socializar conhecimentos, a Universidade Paranaense – Unipar prestou uma série de serviços de educação e saúde à Comunidade Quilombola Manoel Ciríaco dos Santos, localizada na vila rural Maracaju dos Gaúchos.
A ação contou com a participação de quatro professoras: Gisieli Kramer, de Gestão Ambiental, Daniele Almeida, de Enfermagem, Simone Angelim, de Estética e Cosmética, Vanda Zago, de Engenharia Civil, e Luciana Palinkas, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Pela equipe da Unipar, os moradores da localidade foram instruídos sobre instalação de cisternas para aproveitamento de águas pluviais e armadilhas para capturar larvas de mosquitos que podem transmitir doenças; e também aprenderam sobre cuidados com a hipertensão arterial. A maioria dos adultos atendidos aproveitou para aferir a pressão.
Conscientizar também foi a tônica da ação. Por isso, temas como inclusão digital entrou na pauta. Os moradores conheceram as propostas do projeto Inclusão Digital que a Unipar oferece, no Câmpus, gratuitamente à comunidade. Todos foram convidados a participar.
Instruções sobre construções simples e sustentáveis foi outro assunto abordado pela equipe; uma maquete de uma casa onde a cobertura foi revestida com caixinhas de leite longa vida ilustrou a demonstração. A alta incidência do câncer de pele e a importância do uso dos protetores solares para preveni-lo foi outro tema que ganhou atenção especial.
“Atividades interdisciplinares e de atendimento ao público mostram o comprometimento da Unipar em melhorar cada vez mais a vida das pessoas do seu entorno, com saberes atuais e fundamentais”, afirma Gisieli Kramer.