Você está aqui: Notícias > Cascavel: Curso de Psicologia comemora 15 anos em Fórum de Egressos
Cascavel: Curso de Psicologia comemora 15 anos em Fórum de Egressos
Publicado em: 29/06/2015 às 11:10
Ex-alunas compartilharam suas escolhas profissionais e desafios nas áreas clínica, escolar, organizacional e de assistência social
A Universidade Paranaense – Unipar está em festa. Neste semestre, o curso de Psicologia comemorou 15 anos de história em Cascavel, todos dedicados à formação de excelentes profissionais, com atuação de destaque nas mais diversas áreas. Para compartilhar experiências, relembrar momentos e refletir sobre as mudanças no curso e no cenário da profissão, a Instituição reuniu ex-alunas da primeira turma (2004).
O Fórum de Egressos foi conduzido pela professora Fernanda Fagnani Soares, que também se formou naquela turma. Ela contou como era o curso, falou da criação do CPA (Centro de Psicologia Aplicada), dos estágios específicos e projetos desenvolvidos na Universidade, compartilhando ainda sua trajetória na área clínica e a escolha por exercer a docência.
Também contribuiu com a noite de reflexões a psicóloga Mirian Carvalho, que, quando universitária, já atuava no NRE (Núcleo Regional de Educação) como pedagoga, e, nesses dez anos, exerce também a psicologia na área Escolar. Ela trouxe um pouco da luta pela educação (lei do governo Roberto Requião), adentrando ao contexto da violência escolar e a prática da avaliação psicoeducacional.
Outra convidada foi a psicóloga Josiella Camargo, uma apaixonada pela área organizacional, atuando desde a formatura com o recrutamento, seleção e treinamento de funcionários de uma rede de supermercados, mudando inclusive de município para atender à demanda de uma nova unidade da empresa.
Atuando na área da assistência social, a psicóloga Suzi Florencio compartilhou um pouco do trabalho que realiza com idosos, mulheres vítimas de violência e abuso sexual, crianças e adolescentes. Quem também atua na área social é a psicóloga Daniele Furlan, que, a partir do estágio obrigatório realizado no curso, foi convidada a iniciar o atendimento psicossocial com crianças institucionalizadas. “Comprometimento com o outro, com o humano, é a palavra-chave”, afirmou.
Para encerrar a noite, a palavra foi da professora Larissa Ogura, que apresentou levantamento feito com colegas de turma para saber onde estão atuando hoje e as áreas apresentadas foram: clínica, organizacional, escolar, social, jurídica, hospitalar, excepcional e docência. Ressaltou, ainda, as responsabilidades do psicólogo e a importância de fazer o que se gosta.
Fotos: Leandro Dias