Você está aqui: Notícias > Cascavel: Curso de Psicologia promove o 2º VivenciArt
Cascavel: Curso de Psicologia promove o 2º VivenciArt
Publicado em: 24/06/2015 às 15:00
Mostra atraiu estudantes de todos os cursos; teve pintura de telas, dança, música, escultura e muito mais
A Universidade Paranaense – Unipar realizou com sucesso a 2ª edição do ‘VivenciArt: Qual a sua arte?’. A mostra artística foi idealizada pelo curso de Psicologia, via Centro Acadêmico, e buscou tornar conhecidas as produções dos cursos existentes na Universidade.
Um dos organizadores, o acadêmico Vinicius Leal, destaca que ao pensar o evento, o grupo percebeu que o maior bem produzido dentro de uma Universidade são os próprios estudantes, já que a Instituição tem por objetivo um processo de formação.
A proposta, então, este ano foi ampliada. Além dos trabalhos produzidos nos cursos, foram expostos os trabalhos dos próprios acadêmicos, em qualquer forma de expressão artística.
Foram três dias de apresentações diversas, como dança, música, escultura, pintura, poesia, fotografia e crochê, com a participação de todos os cursos, seja prestigiando, seja cedendo suas produções artísticas para que pudessem ser visitadas. Os cursos de Design de Moda, História e Matemática disponibilizaram seus materiais de laboratório para apreciação.
O objetivo foi produzir movimento no ambiente, com vista de que esse acadêmico que circula de forma despretensiosa possa se sentir pertencente, gerando comprometimento e pensamento crítico a cerca daquele ambiente, agregando, ainda, o fator de sensibilização e humanização que uma mostra artística pode causar, já que a arte possibilita ver através do olhar do outro.
“Cremos que a formação acadêmica é fruto não só de uma vivencia de sala de aula, ela transcende esse ambiente e devemos transcender junto com ela. A arte possibilita criar, recriar e desconstruir valores que, por vezes, estão arraigados em nossa sociedade e impedem que vejamos o outro como ele é, em suas fraquezas, ansiedades, alegrias, paixões, tristezas. Portanto, nada mais lógico do que nos apoiarmos da expressão artística como forma de sensibilização do ambiente acadêmico”.