UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cianorte: professor ganha viagem à Buenos Aires no Desafio Sebrae

Publicado em: 18/06/2010 às 10:40

Fabrízio Meller foi contemplado por conquistar maior número de indicações dos acadêmicos. Fato incentiva outros professores do Campus a se empenharem no apoio aos estudantes que estão participando do maior jogo virtual de empresas da América Latina

Professores do Campus Cianorte que apoiam os participantes do Desafio

A Universidade Paranaense – UNIPAR, preocupada em garantir aos seus acadêmicos oportunidades de crescimento e entendimento real do mercado fora das salas de aula, foi a terceira IES (Instituições de Ensino Superior) no País em número de inscritos no Desafio Sebrae. O Desafio é o maior jogo virtual de empresas da América Latina, onde grupos compostos por três a cinco estudantes gerenciam uma empresa com intuito de despertar o espírito empreendedor nos jovens e os preparar para o mercado.

Na fase inicial do jogo, as equipes devem indicar um professor para acompanhar e orientar durante as etapas. No Campus Cianorte, um fato curioso aconteceu. O professor mestre do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, Fabrízio Meller, recebeu o maior número de indicações de acadêmicos na região da Amerios (Associação dos Municípios de Entre Rios), que engloba 32 municípios da região noroeste do Estado.

Como premiação, ganhou uma viagem para Buenos Aires. O professor, que diz se sentir honrado com a quantidade de indicações, explica que no Desafio “o estudante tem a oportunidade de gerenciar sua própria empresa e avaliar as tomadas de decisões em um ambiente real e prático”.

O JOGO

Este ano a proposta é gerenciar uma indústria artesanal de instrumentos musicais. No decorrer das etapas, as equipes participantes de todo o Brasil são avaliadas de acordo com critérios como capacidade de lucro, quantidade de produtos vendidos, controle de estoque, receita realizada, entre outros. O consultor do Sebrae, Carlos Alberto Facco, ressaltou a importância desse estímulo: "Agradecemos muito a parceria e o apoio de todos na UNIPAR, importantíssimos para que neste ano duplicássemos o número de inscritos em relação a 2009”.

A aluna Tatiene Rodrigues, do curso de Processos Gerenciais, considera o Desafio uma forma de adquirir experiência: “É uma oportunidade para aplicar e testar o conhecimento adquirido em nosso curso em simulações de um mercado com mudanças constantes. O jogo tem despertado o lado empreendedor do nosso grupo, assim nos ensina a tomar decisões sob pressão e com prazos determinados”.

A coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Processos Gerenciais, professora Dieine Cescon, ressalta que o apoio proporcionado pelos professores é de fundamental importância em momentos de decisão: “O desempenho dos alunos reflete o esforço do trabalho de uma equipe tradicional de professores”, diz. Já o professor do curso de Administração, Marcelo Rodrigues, diz que “O Desafio Sebrae testa a capacidade de tomar decisões que os participantes aprendem, em teoria, na sala de aula”.

O jogo continua até o mês de novembro, quando a equipe vencedora realizará viagem internacional com destino a ser escolhido pela comissão organizadora do jogo, com duração de dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo.

Redes sociais>