Você está aqui: Notícias > Cascavel: Acadêmicos de Psicologia apresentam trabalho em Londres
Cascavel: Acadêmicos de Psicologia apresentam trabalho em Londres
Publicado em: 23/06/2015 às 11:00
'Angústia e dilemas éticos' foi o tema apresentado em inglês
Os estudantes do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Alexandre Trevisan Nicolli e Rafael Osório Cavalli, representaram o Brasil e a Unidade Universitária de Cascavel no 1º World Congress for Existential Therapy, realizado em Londres, no último mês. Em comunicação oral, os acadêmicos apresentaram a pesquisa de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), intitulada ‘Angústia acerca dos dilemas éticos numa perspectiva Fenomenológico-Existencial’.
O evento promoveu o encontro de pesquisadores existencialistas do mundo todo, do oriente ao ocidente, oportunizando a troca de conhecimento nesta área, inclusive a participação em conferências ministradas por grandes nomes da corrente filosófica: Irvin Yalom, Digby Tantam, Emmy Van Deurzen, Erik Craig, Kirk Schneider, Alfried Längle e Chris Wurm.
O evento discutiu também a criação de uma confederação mundial de terapeutas existenciais e a escolha de seus líderes regionais e também o local para a realização da próxima edição do evento, que será em Buenos Aires (2019).
Segundo os formandos, “o evento abriu algumas portas”. Eles disseram que tiveram a chance de conhecer pessoas de todo o mundo e foram muito bem recepcionados: “Não conseguimos imaginar hoje a repercussão que causará na nossa carreira, porém, na área pessoal, foi de fundamental importância: fomos os únicos representantes brasileiros no evento e os únicos estudantes de graduação apresentando algum tipo de trabalho; sentimo-nos honrados por estarmos em um evento desta magnitude”.
O mérito do sucesso eles compartilham com os apoiadores: “Não alcançamos esta conquista sozinhos, tivemos apoio das professoras Larissa Ogura (orientadora do TCC), Cleina Biagi (supervisora de estágio) e Clarice Catelan (coordenadora do curso), além do incentivo da Unipar, que proveu a estrutura necessária para que tudo isso fosse possível, por meio do diretor da Unidade, professor Gelson Uecker. Agradecemos também as nossas famílias e pessoas que estiveram presentes em todo esse processo, sem elas nada disso seria possível e imaginável”.
Quanto ao futuro profissional, os estudantes fazem planos. “Pretendo continuar na Unipar, com a pós-graduação em Umuarama, e seguir na área da pesquisa”, destaca Cavalli. Seu colega, Nicolli, planeja cursar pós-graduação na Unipar e, futuramente, ingressar em programa de mestrado e doutorado, na NSPC/Inglaterra, ou na UFSC/Florianópolis.
O ARTIGO reflete sobre a angústia que se apresenta às pessoas frente aos dilemas éticos do dia a dia e busca formas pelas quais o psicólogo pode intervir para auxiliar sujeitos com esta dificuldade. Tendo como ponto de partida uma pesquisa bibliográfica com leitura fenomenológico-existencial, com o objetivo de definir conceitos de ética e moral, o que é a angústia e como tais dilemas se apresentam. A partir disso, foi elucidado o porquê de tais dilemas causarem angústia, baseando-se nas ideias existencialistas de Sartre sobre liberdade, escolha e projeto de vida. Apropria-se das ideias sobre ética de diferentes autores para então definir como se apresentam os dilemas éticos para cada ser. O artigo conta também com pesquisa de campo, apresentando às pessoas situações de dilemas éticos para entender como elas fazem suas escolhas e por que surge a angústia, também buscando saber se a causa desta é realmente ética ou de uma moral internalizada e inquestionada. Ao concluir como funciona o processo de angústia nos dilemas éticos, o artigo contribui para o repertório teórico da Psicologia e auxilia os psicólogos a buscarem formas de intervenções clínicas para essas situações.