Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Estudantes usam e-lixo na confecção de tabuleiro de jogos
Paranavaí: Estudantes usam e-lixo na confecção de tabuleiro de jogos
Publicado em: 18/06/2015 às 16:00
O projeto ‘InformAção é o Sistema’ teve como objetivo relacionar o lúdico e a criatividade na conscientização da comunidade em relação ao descarte correto do lixo eletrônico
Muita sensação está causando o novo projeto lançado pelo curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí. Proposto pela professora Michele Barboza dos Santos, o ‘InformAção é o Sistema’ tem por objetivo conscientizar sobre descarte correto do lixo eletrônico.
Para isso, os estudantes foram desafiados a inventar, projetar e confeccionar estruturas de jogos de tabuleiro que fomentassem, de forma lúdica e criativa, essa conscientização. Os trabalhos começaram com pesquisa.
Supervisionados pela professora Michele, da disciplina de Matemática, todos tiveram que recorrer às teorias para aprofundar os conhecimentos sobre o tema e, assim, desenvolver um tabuleiro eficiente e bacana.
A professora disse que o resultado foi surpreendente em termos de beleza e originalidade: “Os acadêmicos usaram de muita criatividade para compor os tabuleiros. Alguns fizeram reuso de materiais eletrônicos na fabricação das peças”.
Ela disse também que a atividade prática instigou a reflexão “sobre descarte do lixo eletrônico e como ele pode nos levar ao exercício de uma cidadania mais ativa e verdadeira”.
Os acadêmicos aprovaram o projeto. “Foi uma experiência enriquecedora como acadêmica e também como cidadã, pois ao realizar a pesquisa bibliográfica e poder colocar em prática, através do jogo por nós elaborado, acrescentou-me maior conhecimento sobre o tema tão abordado em nosso cotidiano”, argumentou a acadêmica Layane Mian Medeiros.
Seu colega, Marcelo Santos, diz ter sido um desafio e tanto a produção desse projeto: “Desenvolver o projeto com o propósito de conscientizar a sociedade com relação à importância da reciclagem do lixo eletrônico não foi muito fácil. Entretanto, com o desenvolver da pesquisa surgiram métodos que possibilitaram ao usuário adquirir o conhecimento correto da forma ideal de descarte”. “Ao fazer uso dessa atividade lúdica e educativa buscamos como consequência a conscientização do usuário, que mesmo sem conhecimento prévio sobre o assunto, poderá jogar e aprender de forma simples”, enaltece a acadêmica Aline Tusi. “Deste modo, mesmo sem conhecimento, ele estará se conscientizando, pois as regras aplicadas no jogo farão com que o usuário pense a respeito do modo correto de descarte do material eletrônico, contribuindo assim com a preservação do meio ambiente”, emenda seu colega, Luiz Carlos Júnior.
A coordenadora do curso, professora Claudete Werner, ressaltou a importância de trabalhos como este no meio acadêmico: “É papel fundamental da Instituição fomentar a discussão e a formação de opinião a respeito da conduta humana e da história tanto particular de cada ser, como a história que ele escreve enquanto participante do ambiente coletivo, a sociedade.”
O projeto foi elaborado, discutido e realizado no decorrer do primeiro semestre; a data escolhida para a finalização do desafio foi a primeira semana de junho, marcando as comemorações da Semana do meio Ambiente.
A professora Michele avisa que o projeto continua no próximo semestre: “O desafio será transformar esse jogo de tabuleiro em um produto computacional, fazendo uso da inter e multidisciplinaridade”. Ela também promete mobilizar os acadêmicos numa campanha de coleta de lixo eletrônico, inicialmente no Câmpus, depois na cidade de Paranavaí e região. Para isto contarão com a parceria da Cooperativa Coopervaí.