Você está aqui: Notícias > Guaíra: Jornada acadêmica discutiu temáticas ambientais
Guaíra: Jornada acadêmica discutiu temáticas ambientais
Publicado em: 18/06/2015 às 15:30
Preservação e conservação foram focos do evento realizado pelo curso de Gestão Ambiental
Mais uma edição do Fórum Pedagógico e da Jornada Acadêmica foi realizada com sucesso pelo curso de Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra. O evento aconteceu na Semana do Meio Ambiente (01 a 05/06).
Professores a acadêmicos de todos os anos participaram. A programação teve como objetivo analisar, de maneira crítica e compreensiva, as principais contribuições tecnológicas para conservação e preservação do meio ambiente.
Três temas emergentes fizeram parte da pauta. ‘Ameaças à Fauna Decorrente de Intervenções Antrópicas’, foi um deles. O convidado foi o professor Julio Cesar Juvenal.
Na sequência, os debates giraram em torno do tema ‘Licenciamento Ambiental’, com a professora Lindayane Cardoso Chaves Marra; e ‘Educação ambiental’, com o mestrando Fernando Alvacir Rodrigues.
Outro tema que ganhou destaque foi ‘Hortas medicinais: uso e sustentabilidade’, com a professora doutora Irineia Baretta (diretora do Instituto Superior das Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar).
A Jornada foi aberta com apresentação artística do Coral Unipar. A diretora da Unidade, professora Sandra Takahashi, e a diretora de Meio Ambiente do Município de Guaíra, Erica Celestino, prestigiaram.
A coordenadora do curso, professora Rosiley Pacheco, se diz satisfeita com o evento: “A semana foi produtiva por permitir o acesso ao conhecimento das novas tecnologias e contribuir com informações complementares à formação profissional”.
O acadêmico Wanderly Silverio ressalta a carga de conhecimento que agregou com a jornada: “O evento foi de grande proveito para os acadêmicos por abordar temas atuais; os conhecimentos adquiridos nessa semana vão intensificar mais ainda nossos estudos”. O encerramento foi marcado por um jantar de confraternização.
Saiba mais - Diferença entre conservação e preservação “As palavras parecem ter o mesmo significado, mas o sentido delas é bem diferente quando o contexto é ambiente. Conservar e preservar determinam relacionamentos distintos do ser humano com a natureza. Conservação significa proteção de recursos naturais com utilização racional que garanta a sustentabilidade de sua existência para as futuras gerações. Preservação quer dizer proteção integral com intocabilidade para evitar perda de biodiversidade (espécie, ecossistema ou bioma) e para perenidade dos recursos naturais”. (Texto Beatriz Carvalho Diniz/fonte http://www.agenda21comperj.com.br/)