Guaíra: ‘Unipar na Praça’ na Duque de Caxias atraiu centenas de pessoas
Publicado em: 15/06/2015 às 17:06
População usufruiu de atividades recreativas, orientações e serviços de promoção da saúde
Mais uma edição do projeto extensionista ‘Unipar na Praça’ foi promovida pela Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, com grande movimentação. O objetivo foi levar informações sobre qualidade de vida à população que passava na Praça Duque de Caxias.
O trabalho das equipes da Unipar, formadas por professores e estudantes, beneficiou centenas de pessoas com atividades de lazer, orientações e serviços de promoção da saúde.
A turma de Estética e Cosmética realizou modelagem de sobrancelha, depilação de buço e massagem e a de Pedagogia divertiu a criançada com pipoca, algodão doce, pintura facial e oficina de bilboquê. Já a de Direito orientou os pais sobre assistência jurídica gratuita que a Unipar oferece em seu escritório modelo do Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita) e a de Administração sobre economia doméstica.
O tema saúde ficou por conta da equipe de Enfermagem, que orientou sobre hipertensão arterial e diabetes; vários visitantes aproveitaram para aferir a pressão.
O estudantes de Gestão Ambiental, além de se empenharem na divulgação das ações do projeto Gestão Ambiental Itinerante, conscientizaram sobre reaproveitamento de águas pluviais e construção de cisternas; eles até levaram uma caixa d’água para facilitar a exposição do assunto.
Conscientizar também foi a proposta do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que focou a necessidade da separação do lixo eletrônico e o descarte correto. E também o que é possível fazer, com o reaproveitamento de peças. Um exemplo são as lixeiras feitas com ‘carcaça’ de monitor, expostas no estante do curso.
Para o evento na praça a Unipar também levou oficinas. Uma delas, a da turma de Engenharia Civil, ensinou sobre forração com caixinha de leite longa vida.
Para a diretora, professora Sandra Regina de Souza Takahashi, o evento cumpriu todos os objetivos. “Foi um sucesso”, destacou. “Procuramos levar atividades bem diversificadas e atraentes para chamar a atenção das pessoas e orientá-las, acima de tudo, sobre como viver melhor em sociedade”, justificou.