Você está aqui: Notícias > Cascavel: Cinemática do trauma é tema da primeira aula de pós em Enfermagem
Cascavel: Cinemática do trauma é tema da primeira aula de pós em Enfermagem
Publicado em: 15/06/2015 às 16:32
Especialização ‘Enfermagem em Urgências e Emergências’ atenta para primeiros socorros em casos de colisão, homicídio e acidente doméstico, entre muitas outras questões relacionadas à área
A área da saúde oportuniza diversas abordagens com o intuito fundamental de salvar vidas. Voltada à especializar profissionais neste campo, a Universidade Paranaense – Unipar abriu no último mês a pós-graduação em Enfermagem em Urgências e Emergências. O curso acontece em Cascavel e reúne profissionais que atuam em áreas distintas, como Samu, hospitais e outros serviços de urgência e emergência.
Segundo o coordenador da especialização, professor Gilson Fernandes, todos os módulos foram bem preparados e estão bastante atrativos, visando capacitar para a execução de ações técnico-administrativas, preventivas, assistenciais, éticas e humanísticas, com concepção interdisciplinar para prestação do atendimento em urgência e emergência no pré-hospitalar e hospitalar.
Para alcançar esses objetivos, o curso oferece conhecimentos teórico-práticos relacionados à assistência às vítimas de acidentes e de agravos à saúde, como foi o caso da aula inaugural, ministrada pelo ortopedista Victor de Souza, que abordou a disciplina ‘Cinemática do trauma e avaliação inicial’.
Conforme o médico, esse estudo proporciona avaliar a gravidade do acidente - o risco de vida, sendo um assunto importante a toda comunidade. “Com conhecimento, até o indivíduo leigo na área pode tornar-se especialista em primeiros socorros; o intuito em aprofundar as práticas é possibilitar um olhar crítico dentro da situação do acidente”.
Entre os casos de urgência e emergência, o professor focou no atendimento em situações de colisões entre veículos, homicídios, agressão interpessoal, acidentes domésticos – queda, afogamento e cinemática de queimaduras.
As próximas aulas trarão discussões como Sistema Municipal de Atenção às Urgências, Central de Regulação Médica de Urgência, Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, Aspectos Epidemiológicos das Urgências e Emergências, Emergências cardiológicas, metabólicas, respiratórias, neurológicas, psiquiátricas, obstétricas, entre outras disciplinas.