Você está aqui: Notícias > Umuarama: Sistemas de Informação colabora no projeto E-Lixo
Umuarama: Sistemas de Informação colabora no projeto E-Lixo
Publicado em: 11/06/2015 às 16:00
Durante dois dias campanha arrecadou mais de vinte toneladas e envolveu 50 acadêmicos da Unipar
O curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus-Sede, mais uma vez foi parceiro do Sescap/Pr (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná) no importante ‘E-Lixo’. Foram escalados 50 estudantes para as atividades.
O projeto, que está na 4ª edição [em todas com a participação da Unipar], tem o objetivo de arrecadar lixo eletrônico e conscientizar sobre descarte consciente. Num segundo momento, também faz a triagem do material coletado, ou seja, uma avaliação sobre as possíveis condições de uso e/ou recuperação dos materiais doados.
A ação, com parceria também da Prefeitura, aconteceu na Praça Miguel Rossafa (nos dias 04 e 05/06) e resultou na arrecadação de 22 toneladas de e-lixo (resíduos de equipamentos eletroeletrônicos). Além de computadores e seus acessórios, foram recolhidos impressoras, televisores, câmeras fotográficas, telefones, entre outros aparelhos pifados ou obsoletos.
“Essa ação também tem por meta informar a população sobre os danos que esses materiais causam ao meio ambiente quando jogados no lixo comum”, pontua Tatiane Tavares, do departamento administrativo do Sescap-PR, lembrando que quase cem por cento do material pode ser reciclado (quando não recuperado).
O coordenador do curso de Sistemas de Informação da Unipar, professor Elyssadro Piffer, acompanhou o trabalho dos estudantes: “Todos os anos participamos da campanha; para os estudantes é uma chance de interagir com a comunidade e, ao mesmo tempo, colaborar nessa importante ação socioambiental que, mais uma vez, alcançou suas metas, obtendo total êxito”.
Centenas de doadores foram à praça levar e-lixo: “Ano passado eu doei e este ano estou aqui novamente para entregar todos os eletrônicos que não têm mais utilidade para mim”, disse a aposentada Ana Sassaki, que mora em Umuarama há mais de 10 anos.