Umuarama: Jornada de Ciências Contábeis discute normas internacionais
Publicado em: 10/06/2015 às 17:00
Foram noites repletas de atividades culturais, disseminação de conhecimento e troca de experiências
“Essa convergência do Brasil às normas da contabilidade internacional exige uma retomada do conhecimento. Portanto, os profissionais da área precisam sair da zona de conforto em busca dessas mudanças, ou seja, estudar essa nova cultura, essas novas interpretações da contabilidade”. A afirmação é do escritor e especialista em Contabilidade e Finanças e Gestão Tributária, professor Laudelino Jochem, durante a palestra de abertura da 15ª Jornada do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense - Unipar.
Discutindo o tema ‘As Perspectivas do Profissional da Contabilidade no Mercado Atual’, Jochem afirma que mais de 140 países já aderiram a essas novas normas da contabilidade.
“No Brasil, as perspectivas quanto a essas novas normas são positivas. De 2008 para cá, essas mudanças aceleraram e o contador está cada vez mais consciente que precisa se adequar. Portanto, os novos profissionais que estão se formando nos bancos das faculdades e universidades já assimilam melhor essas modificações e, por isso, têm muito mais possibilidades de se destacarem no mercado de trabalho”, ressalta.
A Jornada reuniu a maioria dos alunos que compõem as oito turmas do curso. Também participaram alunos de Administração e dos cursos EaD Unipar. O diretor da Unidade-Sede, professor Nilvio Ourives, prestigiou, enaltecendo a relevância do evento na formação acadêmica. Também marcaram presença o presidente do Conselho do Grupo Gazin, Mário Gazin, o delegado regional do CRC (Conselho Regional de Contabilidade), Reinaldo Strukel, e o diretor do Sescap/Regional de Umuarama, Hélio de Souza.
Palestrantes Além de Jair Kotz, mais três especialistas da área de contabilidade foram convidados para dividir com as turmas suas experiências profissionais. O professor Edgard Bruno Cornacchione, com PhD na área de Human Resource Education, pela University of Illinois at Urbana-Champagn/EUA, abordou o tema ‘Muito Além dos Números: Desafios para a Contabilidade - 2015-2030’. Antes de palestrar, ele foi homenageado pelo curso com apresentação instrumental do trompetista Valdir Freitas.
Já o tema ‘Empreendedorismo e o Contexto Tributário Brasileiro’ foi o assunto discutido pelo professor e escritor Roberto Dias Duarte, especialista em Tecnologia da Informação, Certificação Digital, Redes Sociais, SPED e NF-e. E para falar sobre ‘Tributação – A Realidade Nacional’ foi convidado o consultor, perito judicial e presidente do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), professor João Eloi Olenike.
“Os palestrantes versaram sobre temas atuais, novidades da área e trocaram informações com o objetivo de contribuir ainda mais com a formação dos nossos futuros contadores”, ressaltou o coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, satisfeito com os resultados do evento. “Na avaliação da nossa comissão organizadora, a Jornada atingiu todos os objetivos e foi de alto nível na socialização dos conhecimentos propostos”.
Integração, cultura e solidariedade Novos conhecimentos, atividades culturais, homenagens, gesto de solidaderiedade e interação entre os alunos deram o tom à Jornada do começo ao fim. Antes da primeira palestra, a coordenação entregou certificado aos alunos que obtiveram a melhor média do primeiro bimestre. Também foi condecorado o formando Rodrigo da Veiga Lima, que acertou 47 das 50 questões do Exame de Suficiência, maior nota alcançada por um aluno do curso desde a implantação do exame.
As noites também foram abrilhantadas com muita música e dança. Na abertura, as bailarinas da escola de balé Cris Sevilha apresentaram número de dança. Antes das palestras, estudantes da graduação e de outros cursos também animaram o público tocando e cantando clássicos sertanejos, rock e MPB.
Na última noite foram entregues para entidades filantrópicos os donativos arrecadados entre alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração na campanha realizada via projeto de extensão ‘Responsabilidade Social e Cidadania’. À SAAU (Sociedade de Amparo aos Animais) foi doado mais de 500 quilos de ração. Outra beneficiada foi a Apromo (Associação de Apoio a Promoção Profissional do Adolescente), que recebeu em torno de 400 itens de higiene pessoal.
A Semana terminou com confraternização no quiosque do Harmonia Clube de Campo. “Nosso propósito foi comemorar o sucesso da Jornada, proporcionando maior interação e momentos de alegria e descontração entre as turmas”, afirmou o coordenador.