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NOTÍCIA

Cascavel: Pós-graduação em Design e Produção de Moda inicia com sucesso

Publicado em: 09/06/2015 às 14:00

As primeiras aulas discutiram aspectos culturais voltados à moda e à profissão de Cool Hunting

Professor Fabrício Fortunato e a coordenadora Luciane do Prado, com os pós-graduandos

Em ampla expansão. A área do Design e Produção de Moda cresce no Paraná e para suprir a demanda de profissionais para este mercado, na excelência de qualidade e competitividade para a indústria da moda, a Universidade Paranaense – Unipar trouxe para Cascavel o curso de especialização em Design e Produção de Moda.

As aulas iniciaram há pouco mais de um mês e o conjunto de temas conquistou os estudantes. No quadro de pós-graduandos estão profissionais que atuam nas mais variadas áreas, como empresas de confecção, comunicação visual e de marketing. O curso contempla o público de Foz do Iguaçu, Palotina, Toledo e outros municípios da região Oeste, além de Cascavel.

Para dar início às atividades foi convidado o professor doutor Gilberto Alves, da Unidade de Umuarama. A disciplina abordada foi Sociologia e Aspectos Culturais voltados à Moda, propondo reflexões sobre o fenômeno da moda na atualidade, tendências de moda e temas contemporâneos. A aula buscou fazer uma análise da moda na comunicação e linguagem, a semiótica aplicada à moda e estudar o comportamento do consumidor atual.

Outro módulo foi ministrado pelo professor Fabrício Fortunato, da UEM (Universidade Estadual de Maringá), que ministrou a disciplina de Cool Hunting e Previsão de Tendências. Sua discussão possibilitou pensar os campos de atuação do coolhunter: capacidade de prever tendências, comportamentos e novos desejos de consumo. Falou, ainda, sobre como entender a moda como dispositivo social e diferenciou os termos autoria, cópia, clone/réplica, falsificação e releitura.

A coordenadora da especialização, professora Luciane do Prado Carneiro, diz que o projeto pedagógico volta-se a promover a interação entre as vertentes de criação, desenvolvimento, Styling e produção de Moda, apresentando diferentes visões da realidade essenciais ao setor: “A proposta é capacitar um profissional agente participante dos processos de desenvolvimento, buscando perspectivas de caráter estratégico e operacional”, pontua.

Na grade curricular, destacam-se também disciplinas relacionadas à fotografia, eventos, consultoria de imagem, mídias digitais, pesquisa e comportamento de consumo, planejamento e desenvolvimento de coleção.

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