Você está aqui: Notícias > Guaíra: Enfermagem promove Fórum Pedagógico e Encontro de Egressos
Guaíra: Enfermagem promove Fórum Pedagógico e Encontro de Egressos
Publicado em: 09/06/2015 às 11:00
O ponto alto do evento foi a cerimônia da ‘Passagem da Lâmpada’, realizada em alusão ao dia Mundial de Enfermagem
O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, reuniu acadêmicos, egressos e professores para debater o projeto pedagógico do curso. O encontro foi durante o 6º Fórum Pedagógico e de Egressos.
Para a palestra de abertura foi convidada a egressa da Unipar, enfermeira Bruna Midori Lopes Miyata. Ela, que é especialista em Enfermagem em Nefrologia, falou sobre terapias de substituição renal.
Na sequência, a coordenadora do curso, professora Daniele Garcia, falou sobre as estratégias pedagógicas, avaliação institucional, Estrutura Administrativa e Pedagógica, detalhando sobre a tutoria, colegiado e NDE, monitoria e projetos de extensão, entre outros assuntos relacionados à graduação.
“Elaboramos uma programação com temas voltados a motivar os acadêmicos, destacando as diversas oportunidades profissionais que existem no mercado de trabalho”, afirma a professora Daniele. “Também enfatizamos que o profissional de enfermagem vem sendo cada vez mais valorizado na sociedade”, completa.
O evento também abriu espaço para a egressa Kalline Gabriella Cabral Bueno contar suas experiências profissionais. A enfermeira abordou ‘Resgate em rodovia e atendimento pré-hospitalar’.
Passagem da lâmpada O evento também comemorou o Dia Mundial da Enfermagem (12/05) com a tradicional cerimônia da ‘Passagem da lâmpada’ [a lâmpada é o símbolo da Enfermagem].
O ritual foi bastante emocionante, diz a coordenadora. “É um simbololismo em que os professores passam aos estudantes a luz do conhecimento e recomendam que permaneçam com a chama acesa, sempre buscando o melhor para seus pacientes e colocando em prática tudo o que aprenderam na universidade, sempre pensando na humanização do cuidado e nos bons exemplos deixados pela precursora mundial da profissão, Florence Nightingale, animando seus pacientes na luta contínua pela vida”, explica a professora Daniele.
A passagem foi realizada pelos estudantes de último ano do curso. A diretora da Unidade, professora Sandra Takahashi, prestigiou.