Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Na UFPR, professor ministra aula em curso de pós
Paranavaí: Na UFPR, professor ministra aula em curso de pós
Publicado em: 03/06/2015 às 18:34
Romir Rodrigues abordou o módulo ‘Parasitologia Clínica’ na especialização em Análises Clínicas
O professor Romir Rodrigues da Universidade Paranaense – Unipar foi convidado mais uma vez para ministrar aula na especialização em Análises Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele é titular do curso de Farmácia da Unidade de Paranavaí. Rodrigues ministrou o módulo ‘Parasitologia Clínica’, abordando sobre o passado, presente e o futuro da parasitologia.
“Na área de parasitologia, durante muitos anos, não houve investimentos em pesquisa de novos métodos diagnósticos. Com o advento da AIDS, parasitas oportunistas foram melhores estudados e pesquisados exaustivamente”, explica o professor.
Os pós-graduandos puderam evidenciar, na prática, o método TF-Test®, baseado no método de Ritchie modificado, com três amostras colhidas em intervalos definidos, cujo sistema de fácil execução e segurança permite a concentração por centrifugação e destino das três amostras em um único recipiente, podendo realizar quantas lâminas necessárias, diminuindo o tempo de leitura, com alta sensibilidade e especificidade.
“As antigas metodologias foram somadas aos novos métodos e aos avanços tecnológicos, que permitiram não somente a identificação de coccídeos, como também de enteroparasitas, histoparasitas, hematoparasitas”, ressalta o docente.
Segundo ele, por meio de técnicas modernas como ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay), PCR (*Polymerase Chain Reaction), entre outras, foi possível estabelecer o diagnóstico laboratorial de maneira rápida, com fácil execução e com alta sensibilidade e especificade.
“É de extrema importância a participação dos profissionais farmacêuticos nestes cursos, pois permite a eles o contato com os avanços científicos e tecnológicos de análises clínicas. E como o mercado está cada vez mais exigente, a busca por enriquecimento intelectual na área de diagnóstico proporciona ainda solidificar o papel destes profissionais na área, através de metodologias de alta sensibilidade e especificidade e com diagnóstico correto, o que oportuniza a busca pela promoção da saúde”.