UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Curso de História é parceiro da Semana Nacional de Museus

Publicado em: 02/06/2015 às 11:00

Mais um ano consecutivo, a Universidade apoia o evento, sediando palestras e envolvendo professores em discussões nacionais

Professores Fausto Irschlinger e Gisele Santos compõem mesa-redonda
Professores Fausto Irschlinger e Gisele Santos compõem mesa-redonda
Professores Fausto Irschlinger e Gisele Santos compõem mesa-redonda
Teatro Hierofânico da Unipar faz abertura cultural na Semana de Museus
Professor Maurício Schneider ministra palestra sobre patrimônio arqueológico
Professor Fausto Irschlinger compartilha conhecimentos em mais uma edição da Semana de Museus

A Universidade Paranaense – Unipar foi parceira da 13ª Semana Nacional de Museus, em Cascavel, via curso de História. A temática deste ano foi ‘Museu para uma Sociedade Sustentável’, promoção do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Museu Histórico Celso Formigheri Sperança, Museu da Imagem e do Som e Arquivos da Terra, com mesa-redonda, palestras, oficinas e exposições.

As palestras aconteceram na Unipar, versando sobre ‘A Museologia em uma sociedade instantânea’ e ‘Patrimônio Arqueológico Brasileiro’. O restante da programação teve como palco o Centro Cultural Gilberto Mayer.

Uma das mostras, de bastante relevância, apresentou pesquisas referentes ao material arqueológico encontrado em Cascavel. Aberta à visitação, teve também a exposição do acervo museólogico do Museu Histórico Celso Formighieri Sperança.

Mesa-redonda, intitulada ‘Museu para uma sociedade sustentável –Coleções’, contou com a participação dos professores da Unipar Fausto Alencar Irschlinger e Gisele Silva Santos, além do colecionador, pioneiro Alberto Rodrigues Pompeu, e da coordenadora do Museu Histórico Celso Formighieri Sperança, Silvia Prado.

Várias oficinas completaram a programação, como ‘Imagens estilizadas do passado: grafismos e arte rupestre’, para alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental; ‘Das rochas aos artefatos’, atraindo alunos do 8º ao 9º ano do ensino fundamental; ‘Técnicas populares da cerâmica nas sociedades tradicionais’, envolvendo principalmente artesãos; e ‘Gestão museológica – uma prática organizacional’, para acadêmicos e população.

Redes sociais>