Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Estudantes de Administração criam objetos reciclando materiais
Paranavaí: Estudantes de Administração criam objetos reciclando materiais
Publicado em: 29/05/2015 às 15:23
Depois das aulas sobre sustentabilidade, eles projetaram e confeccionaram luminárias, mesas, vassouras, estantes, relógios, apoio para notebook, porta celular, entre outros objetos
Sustentabilidade foi um dos temas estudados com ênfase pelos acadêmicos do curso de Administração da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Paranavaí, durante o segundo bimestre. Com as teorias e várias ideias na cabeça, passaram para a segunda etapa do aprendizado: produzir objetos úteis com materiais recicláveis. A atividade marcou o início das comemorações da Semana de Meio Ambiente.
“O objetivo foi aguçar nos futuros profissionais da área de administração a consciência pela responsabilidade social”, explicou a professora Michele Barboza dos Santos, acrescentando que os trabalhos dos acadêmicos foram propostas das disciplinas de Estatística e Cálculos Financeiros, ambas ministradas por ela.
Em um primeiro momento o projeto consistiu na pesquisa e discussão em sala de aula sobre o tema, a fim de obter a fundamentação teórica necessária para embasar a parte prática das atividades. Depois, divididos em equipes, os acadêmicos foram desafiados a trazer uma ideia sustentável e transformá-la em algo aproveitável. “Cada equipe teve que produzir um objeto a partir de materiais recicláveis”, enfatiza a professora.
O resultado foi surpreendente: eles inventaram e confeccionaram luminárias, mesas, vassouras, estantes, relógios, apoio para notebook, porta celular, entre outros objetos.
Em seminário, todas as equipes tiveram que apresentar o projeto dos produtos. “Essa tarefa incluiu exposição dos objetivos, justificativa e argumentação para esclarecer aos demais colegas de classe a relevância de seu produto, ou seja, responder a questão ‘Qual o bem que tal produto traria ao meio ambiente e sociedade’. Todos deram conta do recado, demonstrando muita animação e habilidade”, conta a professora.
E reforça: “Fiquei muito orgulhosa de meus alunos, porque, de forma inspiradora e encantadora, eles deram um show na exposição de seus trabalhos, trazendo ideias criativas, inovadoras, demonstrando maturidade e consciência sobre sustentabilidade”. Tayná Paes, acadêmica do 1º ano, comenta sobre a importância da atividade em grupo: “Foi satisfatória, porque temos que exercitar técnicas de relacionamento para o trabalho em grupo alcançar competência, organizando e dividindo as tarefas e, por consequência, colocando a administração em prática”. Já seu colega, Carlos Manoel Arnault Braz, acadêmico do 2º Ano, diz que o tema foi enriquecedor: “Foi bastante interessante poder pesquisar sobre o tema e participar dos debates e, principalmente, pelo comprometimento do trabalho em equipe. A possibilidade de fazer algo útil reaproveitando materiais que seriam descartados no meio-ambiente nos fez repensar sobre sustentabilidade e os bons conceitos que ela gera, porque os levaremos para vida toda”.
O coordenador do curso, professor Hercílio Costa Filho, elogiou o empenho da professora e dos acadêmicos. E ressaltou a necessidade da conscientização em torno da responsabilidade social: “Esse tema deve ser refletido em atitudes socioambientais, chamando para si a responsabilidade dos impactos causados pelas atividades socioeconômicas desenvolvidas por elas na sociedade. O curso se preocupa em promover a conscientização da necessidade de um comportamento ético e transparente levando o desenvolvimento sustentável aos nossos futuros bacharéis em Administração”.