Você está aqui: Notícias > Mestrado: Simpósio em Biotecnologia alcança ótimos resultados
Mestrado: Simpósio em Biotecnologia alcança ótimos resultados
Publicado em: 26/05/2015 às 16:30
Mais de duzentos professores e estudantes participaram; Exposição Científica integrou atividades
Professores e estudantes do programa de mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense estão comemorando o resultado do 10º Simpósio em Biotecnologia e 10ª Mostra de Trabalhos Científicos, que, novamente, repetiu o sucesso das edições anteriores. Promovido pela Unipar, o evento reuniu mais de 200 participantes (entre 15 e 16/05).
“Com a participação de mestrandos, doutorandos e graduandos de vários cursos da Unipar e estudantes da UEM, o evento teve muita troca de conhecimentos e agregação de novas experiências no currículo”, avalia o coordenador do programa, professor pós-doutor Nelson Colauto, que abriu os trabalhos.
No primeiro dia foi proposto um minicurso para docentes e estudantes do mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura. O tema em discussão foi ‘Bioinformática aplicada ao melhoramento vegetal e microrganismos’, ministrado pelo pesquisador do IAPAR, Tiago Benedito dos Santos.
O simpósio continuou no segundo dia e foi marcado por temas relevantes da área. A diretora do Instituto de Ciências Exatas, Agrárias, Tecnológicas e Geociências, professora Giani Colauto, prestigiou. No período da manhã, Ana Daniela Lopes, pesquisadora e pós-doutoranda em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, abriu a série de palestras falando sobre Diversidade Genética entre populações de milho doce. Em seguida, o professor Fábio Gomes de Ferreira, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), abordou o ‘Uso de grãos para a criopreservação de basidiomicetos e Atividades Biológicas do óleo essencial de Petroselinum crispum.
Para debater sobre ‘Atividades Biológicas do óleo essencial de Petroselinum crispum’ foi convidada a farmacêutica e ex-aluna do mestrado, Janaína Camilotti. À tarde, a Mostra de Trabalhos Científicos deu sequência aos trabalhos, com graduandos, mestrandos e doutorandos da Unipar expondo 40 estudos em forma de resumos e banners. Logo após, a professora Adriana Scherloski, da UEM, explorou tópicos do tema ‘Validação de marcadores microssatélites para resistência do trigo à giberela’.
Outro assunto discutido, que também prendeu a atenção dos participantes, foi ‘Avaliação do rendimento e composição química do óleo essencial de Petroselinum crispum em diferentes níveis de déficit hídrico’, com a professora e ex-aluna do mestrado, Ivania Burin Borges. O Simpósio terminou com o professor da Unipar, Carlos Magno Quirino de Farias, discorrendo sobre ‘Detecção de misturas em sementes de soja por meio de marcadores moleculares e eletroforese capilar’.
“Todos os objetivos foram alcançados e estamos felizes com o resultado. E a cada ano que passa, nosso Simpósio se consolida como um dos mais importantes da biotecnologia no Paraná, com estudantes e profissionais tendo a oportunidade de trocar informações sobre pesquisas de temas que estão em evidência”, comemora a professora Cristiani Gazim, que esteve à frente da organização ao lado da colega Hélida Magalhães.