Você está aqui: Notícias > Cascavel: Professora contribui na Conferência Municipal de Educação, em Corbélia
Cascavel: Professora contribui na Conferência Municipal de Educação, em Corbélia
Publicado em: 21/05/2015 às 17:00
Anália Fiorini Ogura buscou auxiliar na elaboração do Plano de Educação local, que segue diretrizes nacionais
Realizada no município de Corbélia, a 2ª Conferência Municipal de Educação contou com a participação da professora Anália Fiorini Ogura, coordenadora do curso de pós-graduação em História da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. O objetivo do evento foi reformular o Plano Municipal de Educação, com vigência de dez anos - 2014/2024.
A docente ministrou palestra ressaltando o contexto histórico do Plano Nacional de Educação, diretrizes da legislação proposta pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), decretos e portarias que convalidaram sua legitimação. As discussões envolveram todos os funcionários da Educação - professores, auxiliares administrativos, funcionários que atuam na atividade complementar, sindicato, zeladores e toda a comunidade escolar.
A obrigatoriedade desta reformulação surgiu com a lei 13.005, de 25 de junho de 2014, tendo prazo para aprovação até 24 de junho deste ano. “Todos os municípios e estados brasileiros têm até o próximo mês para elaborar seu plano municipal, tendo como norte doze diretrizes e vinte metas lançadas pelo governo federal no Plano Nacional”.
“Este momento de discussão é um exercício de democracia que será transformado em lei, em que teremos uma base legal a seguir. Esperamos que a lei seja respeitada, tendo em vista que no momento da atual conjuntura brasileira a constituição nem sempre está sendo respeitada”, destaca a secretária de Educação, Marilu Giongo Pfeffer.
O convite foi da Secretaria de Educação, mediado pelo acadêmico Jeferson Wruck, do curso de História, da Unidade de Cascavel.