UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual lota auditório

Publicado em: 19/05/2015 às 11:20

Objetivo foi discutir a violência sexual contra crianças e adolescentes nas suas várias formas de expressão

Representantes de instituições, em prol da causa, compõem mesa de honra
Psicóloga Cristiane Sanches fala sobre violência sexual no contexto psíquico e histórico social

A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, foi sede do 13º Fórum Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado nesta segunda-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Acadêmicos do curso de Psicologia prestigiaram o evento, cujo objetivo foi discutir sobre a violência sexual nas suas várias formas de expressão.

O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e Creas I (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), reunindo também profissionais das áreas de assistência, educação e saúde, além de crianças e adolescentes.

A palestra, ‘Aspectos e fundamentos do fenômeno violência sexual no contexto psíquico e histórico social na contemporaneidade’, foi ministrada pela psicóloga Cristiane Sanches, que chamou a atenção para a forma como o abusador chega até a criança, tipos de violência, como reconhecer o aliciamento, formas de proteção, prevenção e punição, e o papel do profissional.

Salientou ainda que o toque indevido já é considerado violência sexual, “quando o outro serve de objeto para satisfazer minhas necessidades de prazer”.

HISTÓRICO - A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970, escolhida devido ao ‘Caso Aracelli’ - crime cometido contra uma menina de oito anos de idade, cruelmente assassinada após ter sido abusada em Vitória/ES, no ano de 1973.

Redes sociais>