UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Engenharia Civil promove palestra sobre normas de trabalho acadêmico

Publicado em: 15/05/2015 às 16:00

‘O desafio de ser autor’ foi o tema ministrado pelo professor Amarildo

A palestra reuniu a maioria dos acadêmicos do 1º e 2º anos
A palestra reuniu a maioria dos acadêmicos do 1º e 2º anos
A palestra reuniu a maioria dos acadêmicos do 1º e 2º anos
Professor Amarildo em palestra
Cristiane Mello, professor Amarildo e professora Edilma Kobayashi (coordenadora)

Estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, participaram da palestra sobre elaboração de trabalhos acadêmicos, ministrada pelo professor Amarildo Pinheiro Magalhães.

A proposta do evento, promovido pelo Piae (Programa Institucional de Atenção aos Estudantes) e coordenação da graduação, foi contribuir para o desenvolvimento dos estudantes sobre a escrita autônoma de trabalhos acadêmicos.

O professor iniciou o evento relatando que “a maioria dos estudantes copia e não cria”. “O papel do professor é de problematizador; já o do acadêmico é fazer uma reflexão dos conhecimentos passados nas aulas e produzir seu trabalho”, explica.

Outro assunto discutido foi plágio, pautado na Lei nº 9.610, que versa a cópia como crime. Ele observou que, para não ser copia, o texto deve conter as citações dos autores buscados, que é a forma correta e legal de se fazer.

O professor explicou também sobre a organização de um trabalho, que teve conter texto com uma parte introdutória, que apresenta os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração; o desenvolvimento, que detalha a pesquisa ou estudo realizado, e uma parte conclusiva.

A palestra reuniu a maioria dos acadêmicos do 1º e 2º anos do curso. O acadêmico do 2º ano, Leandro do Nascimento, disse que a palestra foi oportuna: “As informações e dicas repassadas pelo professor nos ajudaram a tirar muitas dúvidas e, acima de tudo, essa reflexão acrescentou muito em nossa formação, pois tudo o que se aprende, levamos para a vida toda”.

Sua colega Ana Carolina Borin, do 1º ano, acrescenta: “Foi muito importante, pois não tinha ideia dessas regras todas para elaboração dos trabalhos na Universidade; percebi que são bem diferentes, complexos; com essa palestra muitos pontos ficaram esclarecidos”.

Para a coordenadora setorial do Piae, Cristiane Mello, foi gratificante ver o grande interesse dos estudantes nos debates: “Proporcionar essas atividades de aprendizagem para os acadêmicos e ter o interesse e participação deles correspondidos é gratificante, pois veremos o resultado com o passar do tempo, nos trabalhos que virão a serem elaborados”.

Redes sociais>