Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Moacir Krambeck faz palestra sobre cooperativismo para alunos da Unipar
Francisco Beltrão: Moacir Krambeck faz palestra sobre cooperativismo para alunos da Unipar
Publicado em: 14/05/2015 às 15:30
Dirigente falou que as cooperativas precisam cada vez mais de profissionais qualificados
O presidente do Sistema Cecred (Cooperativa Central de Crédito Urbano), Moacir Krambeck, ministrou palestra na noite de quarta-feira, 6, no auditório da Amsop, para acadêmicos de Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e de MBAs nas áreas de Cooperativismo de Crédito, Gestão Tributária e Finanças e Controladoria.
A palestra foi uma parceria entre a Universidade Paranaense – Unipar e a cooperativa Rodocrédito, que esteve representada por um dos diretores Kelvi Krauspenhar. O palestrante falou especificamente sobre cooperativismo, destacando a história, surgimento, valores, princípios e potencial de crescimento.
Krambeck dirige o Sistema Cecred, com sede em Blumenau/SC, que atua nos três estados do Sul do Brasil. É composto por 14 Cooperativas Singulares, presentes em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e uma cooperativa Central. São 420 mil cooperados com um capital de R$ 3,3 bilhões. Somando todas as unidades são mais de 1.800 colaboradores.
O dirigente é um entusiasta do cooperativismo e observa que há no Brasil um enorme potencial a ser explorado. De acordo com ele, existem aproximadamente 12 milhões de cooperados no Brasil (6% da população), enquanto países como Alemanha, Holanda, Itália e Estados Unidos chegam a ter 30% a 40% de seus habitantes cooperados.
“Temos um longo caminho a seguir, mas é importante ver que as instituições de ensino começam a se preocupar com isso. Temos que insistir e investir na educação para que se tenha um olhar diferente sobre o cooperativismo”, sentenciou elogiando a Unipar, que oferece, com pioneirismo, curso de pós-graduação na área.
A Unipar está na terceira turma do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito; começou pioneiro em Francisco Beltrão e agora está sendo replicado em outras unidades do Estado.
Krambeck observa que o crescimento do cooperativismo não é interessante para as instituições financeiras tradicionais, por isso é importante que existam profissionais cada vez mais capacitados nas cooperativas: “Só com conhecimento o sistema irá continuar crescendo”.
O professor Claudemir José de Souza, diretor da Unidade da Unipar em Francisco Beltrão, reforçou em seu discurso a importância dos alunos aproveitarem o período que estiverem na academia para aprender: “Lá fora não tem meio termo, não adianta apresentar um diploma se por trás dele não tiver o peso do conhecimento”.