Você está aqui: Notícias > Cascavel: Colaboradores da Unipar participam de treinamento de Brigada de Incêndio
Cascavel: Colaboradores da Unipar participam de treinamento de Brigada de Incêndio
Publicado em: 08/05/2015 às 17:00
Capacitação seguiu exigências da NPT 017; o intuito foi a implementação de uma Brigada de Incêndio
Nas instituições, torna-se cada vez mais frequente a atividade do Bombeiro Civil, conhecido como brigadista. Na Universidade Paranaense – Unipar um treinamento teórico-prático foi realizado pautado na NPT 017 (Norma de Procedimento Técnico), visando capacitar colaboradores responsáveis por executar ações preventivas e emergenciais.
Neste mês, dois encontros já foram realizados com profissionais do Corpo de Bombeiros de Cascavel. Dentro da temática primeiros socorros, o cabo Edson Lima enfatizou o passo a passo do atendimento primário em casos de acidentes, esclareceu o que é vítima de trauma ou clínico, a importância de identificar as necessidades da vítima e acionar o socorro.
Também falou sobre sintomas da hemorragia e fraturas. Entre as funções do brigadista, ressaltou-se que, cabe cortar energia quando necessário, controlar o pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área e combater princípios de incêndio.
Em outro momento, a equipe foi a campo com o sargento Adriano Argente, que orientou quanto ao uso de extintores (CO2, pó químico e água), sistema de hidrantes e mangueiras. O profissional explica que esse é o objetivo da Brigada de Incêndio, atuar em situações de emergência, primeiros socorros, combate a princípio de incêndio e evacuação do local.
“O brigadista atua antes da chegada do Corpo de Bombeiro ou Samu, e pode inclusive salvar o patrimônio de uma vida inteira. Assim, a importância do treinamento de primeiros socorros, saber o material disponível para tal e conhecer as instalações e saídas de emergência do local”, observa.
O treinamento foi organizado pela administração geral e Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), com apoio da direção da Unidade. O administrador geral, Alessandro Benevides, informa que a equipe de brigadistas será composta de 30 colaboradores, divididos por andares, departamentos e turnos de funcionamento da Universidade, visando proteger a vida e o patrimônio, em caso de um possível sinistro, e reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado. “Este treinamento é o início de um trabalho a longo prazo, para segurança de todos”, destaca.