UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Colaboradores da Unipar participam de treinamento de Brigada de Incêndio

Publicado em: 08/05/2015 às 17:00

Capacitação seguiu exigências da NPT 017; o intuito foi a implementação de uma Brigada de Incêndio

Brigada de Incêndio: Colaboradores participam de treinamento prático
Cabo Edson Lima ministra aula para primeiros socorros
Cabo Edson Lima ministra aula para primeiros socorros
Sargento Adriano Argente conduz treinamento com extintores
Sargento Adriano Argente conduz treinamento com extintores
Sargento Adriano Argente conduz treinamento com extintores
Sargento Adriano Argente conduz treinamento com extintores
Sargento Adriano Argente conduz treinamento com extintores

Nas instituições, torna-se cada vez mais frequente a atividade do Bombeiro Civil, conhecido como brigadista. Na Universidade Paranaense – Unipar um treinamento teórico-prático foi realizado pautado na NPT 017 (Norma de Procedimento Técnico), visando capacitar colaboradores responsáveis por executar ações preventivas e emergenciais.

Neste mês, dois encontros já foram realizados com profissionais do Corpo de Bombeiros de Cascavel. Dentro da temática primeiros socorros, o cabo Edson Lima enfatizou o passo a passo do atendimento primário em casos de acidentes, esclareceu o que é vítima de trauma ou clínico, a importância de identificar as necessidades da vítima e acionar o socorro.

Também falou sobre sintomas da hemorragia e fraturas. Entre as funções do brigadista, ressaltou-se que, cabe cortar energia quando necessário, controlar o pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área e combater princípios de incêndio.

Em outro momento, a equipe foi a campo com o sargento Adriano Argente, que orientou quanto ao uso de extintores (CO2, pó químico e água), sistema de hidrantes e mangueiras. O profissional explica que esse é o objetivo da Brigada de Incêndio, atuar em situações de emergência, primeiros socorros, combate a princípio de incêndio e evacuação do local.

“O brigadista atua antes da chegada do Corpo de Bombeiro ou Samu, e pode inclusive salvar o patrimônio de uma vida inteira. Assim, a importância do treinamento de primeiros socorros, saber o material disponível para tal e conhecer as instalações e saídas de emergência do local”, observa.

O treinamento foi organizado pela administração geral e Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), com apoio da direção da Unidade. O administrador geral, Alessandro Benevides, informa que a equipe de brigadistas será composta de 30 colaboradores, divididos por andares, departamentos e turnos de funcionamento da Universidade, visando proteger a vida e o patrimônio, em caso de um possível sinistro, e reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado. “Este treinamento é o início de um trabalho a longo prazo, para segurança de todos”, destaca.

Redes sociais>