Você está aqui: Notícias > Cascavel: Enfermagem e Psicologia participam de Simpósio sobre cuidado em redes no SUS
Cascavel: Enfermagem e Psicologia participam de Simpósio sobre cuidado em redes no SUS
Publicado em: 29/04/2015 às 19:03
Palestra seguiu o foco de que a profissão do cuidado é antes um agir ético sobre a profissão da vida humana
Realizado na Universidade Paranaense – Unipar, o 3º Simpósio da Atenção Domiciliar e Estratégia Saúde da Família, sob a temática ‘Produção do cuidado em redes no SUS’, também envolveu acadêmicos do curso de Enfermagem. Uma das palestras de destaque foi ministrada na última sexta, pelo doutor em saúde coletiva, Emerson Elias Merhy, também professor da UFRJ. Evento foi promovido pela Secretaria de Saúde de Cascavel.
Sua fala visou desenvolver uma ideia que associasse os trabalhadores da saúde, diferenciando de outros mundos do trabalho pela questão nobre de cuidar e produzir vida. “No Brasil, a Constituição expressa o direito de viver e com qualidade, nesse sentido, o nosso trabalho tem muita implicação ética e a proposta é refletir como o manejo de nossas práticas e técnicas podem contribuir para a qualificação da vida do outro”.
O médico buscou, ainda, potencializar a noção de rede existente - o cuidado que opera no encontro. Segundo conceito apresentado, rede de cuidado é um dialogar intensamente com as vidas que se encontram ali. “Essa discussão é um momento único e singular no mundo do trabalho, pois a vida se consagra quando se encontra com outra vida e é preciso pensar quais serão as vidas que serão vividas a partir do meu trabalho”.
Também articulou a necessidade da construção de redes de cuidado que defendam de maneira radical que a vida de cada um vale a pena, lutando contra a discriminação de que uma vida vale mais que outra, “sendo a defesa da vida imperativo, regra”. “Devemos saber o que no nosso agir trabalhador consegue realizar isso”, afirmou.
O curso de Psicologia também participou do evento. Na oportunidade, a psicóloga Monique Färber apresentou resultados de pesquisa sobre o projeto de extensão ‘Atendimento domiciliar a acamados – cuidado ao cuidador’, desenvolvido no ano passado na Unidade de Saúde Escola, no jardim Aclimação.