UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Aula Magna Integrada reflete sobre momento atual brasileiro

Publicado em: 28/04/2015 às 11:00

A partir das relações vivenciadas no Brasil nos últimos dez anos, estudantes avaliam cenário atual e pensam suas práticas de atuação

Professor Claudemir José de Souza provoca reflexão
Professor Claudemir José de Souza provoca reflexão
Os diretores Gelson Uecker, de Cascavel, e Claudemir Jose de Souza, de Francisco Beltrão, com coordenadores de cursos
Os diretores Gelson Uecker, de Cascavel, e Claudemir Jose de Souza, de Francisco Beltrão, com coordenadores de cursos
Apresentação cultural abre Aula Magna Integrada

‘O Brasil está em crise? Perspectivas econômicas e financeiras’. Tema atualíssimo foi discorrido na Aula Magna Integrada dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Design de Moda, Direito, História, Matemática e Sistemas de Informação, realizada neste mês, no auditório da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. O convidado para ministrar a palestra foi o diretor da Unipar/Francisco Beltrão, professor Claudemir José de Souza.

Diante do questionamento, o docente permitiu a reflexão se há uma crise, de talentos, de gestores, de professores, de inovadores, de pessoas que façam a diferença. “É preciso dizer não à exuberância irracional que leva à crise; ao excesso de crédito que deixa de entender o valor das coisas e o país culmina em ter que passar uma crise”, destacou.

Segundo dados, o Brasil figura entre os três países do mundo a enfrentar crise em 2015, ao lado da Argentina e Rússia. Sendo assim, conforme o administrador e contador, o intuito é avaliar o cenário como um todo, discorrer apontamentos e situações que respondam se de fato o Brasil está em crise, levando os estudantes, em suas áreas distintas, a refletir sobre a importância de fazer sua parte como cidadão e profissional. “É fácil obter sucesso em um mercado favorável, mas os talentos se sobressaem em momentos como os que estamos passando”, frisou.

Para compreender o porquê o mercado está nervoso, o palestrante apontou aspectos da economia brasileira, a desvalorização do real ao longo dos anos, variação do PIB na última década e os mercados financeiro, monetário, de crédito, cambial e de capitais. Também discorreu sobre os entraves para o desenvolvimento, como carga tributária 36,42% do PIB, informalidade/burocracia, insegurança jurídica, infraestrutura precária e educação.

Redes sociais>