Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Enfermagem promove ações preventivas em Itapejara D’Oeste
Francisco Beltrão: Enfermagem promove ações preventivas em Itapejara D’Oeste
Publicado em: 22/04/2015 às 16:40
Equipes realizaram exames para detectar doenças, como hepatites, vírus HIV, câncer de mama e pressão alta
Acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, participaram de uma campanha sobre saúde promovida em Itapejara D’Oeste. Durante todo o dia, eles realizaram diversos serviços, como exames e orientações para prevenção de doenças. A ação social contemplou uma grande quantidade de moradores.
As equipes, sob supervisão da responsável técnica, enfermeira Géssica Teixeira, aferiram pressão arterial e fizeram teste de glicemia. Também realizaram exames para detectar hepatite B e C, vírus HIV, câncer de mama, além de repassar informações sobre os cuidados que devemos ter para não contrair outras doenças, como a dengue e tuberculose.
“Ações como essa são importantes para que a população aprenda a se cuidar, informando-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde. Outro benefício é prática das teorias aprendidas pelos alunos em sala de aula, despertando ainda mais o amor pela profissão escolhida”, ressalta a enfermeira.
Para a acadêmica Géssica de Campos, “a participação na ação foi gratificante e de grande valia para o nosso aprendizado. Também pudemos perceber a satisfação dos moradores em receber os atendimentos”.
“Nosso propósito foi o de conscientizar a população a respeito dos aspectos em relação à boa saúde, informando o quanto é importante conhecer e agir de maneira responsável para prevenir doenças do corpo e da mente; isso nos faz refletir sobre o compromisso que temos com a saúde das pessoas e com a nossa também, nos estimulando a adotarmos hábitos saudáveis”, acrescenta o colega Lucas de Andrade.
A atividade no munícipio comemorou o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril. “Essa data foi criada em 1948 e tem como objetivo conscientizar a população sobre a qualidade de vida e os diferentes fatores que afetam a saúde”, lembra a enfermeira Géssica Teixeira.