UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Estudantes de Engenharia Civil constroem cubos de madeira

Publicado em: 20/04/2015 às 16:49

Tema foi ‘Escassez da Água’; depois de prontos, trabalhos foram colocados em exposição no rall de entrada da Instituição

Ao todo, foram construídos 27 pequenos cubos, que juntos formaram dois grandes cubos mágicos
Equipes aplicam conteúdos estudados em sala de aula
Equipes aplicam conteúdos estudados em sala de aula
Professora Michele Barboza dos Santos e alunos exibem peças prontas
Acadêmica Tatiane ladeada pelas professoras Michele Barboza dos Santos e Edilma Kobayashi

Praticar os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula é uma forma prazerosa de vivenciar a profissão escolhida e contemplar o saber em diversas dimensões. Partindo desta premissa, o curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, realizou o projeto [Consciência]³.

“Este projeto nada mais é que o desenvolvimento de algum objeto em escala real, o qual passe uma mensagem de conscientização”, explica a professora Michele Barboza dos Santos, que coordena os trabalhos. A atividade, que faz parte da disciplina de Estatística, envolveu acadêmicos do 2º ano, os quais foram desafiados a construir cubos mágicos de madeira utilizando o tema ‘Escassez da Água’.

Divididos em equipes, eles tiveram que fabricar, organizar e montar cubos de 40cm de aresta. Cada face dos pequenos cubos expos dados estatísticos, como gráficos e tabelas, fotos, charges, frases de impacto sobre o tema, dicas, curiosidades. Ao todo foram construídos 27 cubos, que juntos formaram dois grandes cubos mágicos.

Depois de prontos, os trabalhos foram colocados em exposição no rall de entrada da Unipar, para apreciação de alunos dos outros cursos. Para o acadêmico Manoel Luiz Candiotto, “foi uma oportunidade de discutirmos um tema que está em evidência, a falta de água, tendo em vista a atual crise que o país e o mundo vivenciam”.

“Discutir a problemática da escassez da água, focando sua importância em nossas vidas, foi gratificante e enriquecedor. Ao mesmo tempo em que aliamos teoria à prática, tivemos outro aprendizado: o consumo racional e sustentável da água”, acrescenta a colega Aline Macário.

A coordenadora do projeto ressalta que a iniciativa objetivou gerar também o enriquecimento cultural dos alunos, desenvolvendo a preocupação constante com o equilíbrio ambiental na busca pela melhora da qualidade de vida. “Sempre procuro estimular os alunos a ver a matemática com outros olhos. E quando eles conseguem perceber a aplicabilidade e a importância dos conteúdos trabalhados em sala de aula no próprio cotidiano é extremamente gratificante e recompensador”.

“O formato proposto sugeriu a interação do público com as peças, para que este acessasse os conteúdos ocultos e remontasse o cubo da maneira que desejasse, filtrando o conteúdo exposto e possibilitando diferentes leituras dos trabalhos” enaltece a professora Edilma Kobayashi, coordenadora da graduação de Engenharia Civil.

Redes sociais>