Cascavel: Arquitetura e Urbanismo tem mais uma mestre no quadro docente
Publicado em: 17/04/2015 às 18:00
O título é da professora Lissandra Guimarães Gil, conferido pela UEM; sua dissertação versou sobre a construção de Cascavel
Mais uma docente da Universidade Paranaense – Unipar é titulada mestre. Quem concluiu os estudos recentemente foi a professora Lissandra Guimarães Gil. Ela ingressou como aluna especial do programa de mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UEM (Universidade Estadual de Maringá), o único programa de pós-graduação stricto sensu nesta área ofertado no Paraná.
A dissertação defendida teve como tema ‘A construção de Cascavel - PR: da formação do pouso às ressonâncias das propostas urbanísticas de Jaime Lerner até 1989’. Segundo a professora, o intuito foi estudar sobre a formação da cidade, resgatando, analisando e caracterizando sob a ótica do urbanismo os aspectos físicos de ordenamento espacial, as transformações e os agentes influentes na estruturação viária e conformação presentes na cidade, desde sua origem (década de 1920) até 1989, quando são notadas as ressonâncias das propostas urbanísticas de Lerner.
Entre os resultados, compartilha que Cascavel foi um povoado espontâneo e uma cidade planejada. Nasceu a partir de uma estrada linear, mas se tornou uma estrutura de forma difusa. No entanto, essa estrada está marcada por toda a história urbana de Cascavel, sendo hoje a principal via da cidade, a Avenida Brasil. “Esta avenida tem grande importância para estruturação, funcionamento e concepção de uma identidade visual e cultural para população, e qualquer intervenção deve ser profundamente estudada”, afirma.
Quanto à proposta de Lerner, verificou que esta teve influência das ideias executadas em Curitiba e sugestões feitas pelo urbanista para Cascavel, duas foram executadas por meio de uma readequação, o Terminal Rodoviário e o Calçadão: “Apesar de ter sido uma iniciativa e ter contribuído para resolução de alguns problemas, outros foram gerados; chamo a atenção ao Calçadão, que originalmente deveria ser um espaço exclusivo para o pedestre, como na capital, a rua XV de Novembro. Mas, a maneira como foi executado, atende pedestre e veículo, gerando insatisfação de ambos”.
Quanto às contribuições, a professora frisa que “ao longo do programa percebi quanto a mais tinha a oferecer como docente, como fui transformando a minha maneira de lecionar e quão mais informações eu tinha para repassar. Como urbanista e docente da área, vi o quanto a região oeste é carente de pesquisas sob a ótica do urbanista. Precisamos, no papel de docentes, instigar a pesquisa, a história, o valor e o senso crítico nos nossos alunos - cidadãos e futuros profissionais em relação a nossa cidade e às intervenções propostas para ela”.
Lissandra foi orientada pela Dra. Fabíola Castelo de Souza Cordovil, tendo como banca avaliadora os professores Dr. Edson dos Santos Dias (UNIOESTE/Marechal C. Rondon) e Dr. Renato Leão Rego (UEM/Maringá). Para os estudos, a professora contou com bolsa do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.