Você está aqui: Notícias > Cascavel: arraial Unipar atrai mais de duas mil pessoas
Cascavel: arraial Unipar atrai mais de duas mil pessoas
Publicado em: 11/06/2010 às 17:18
Alunos, funcionários, professores e comunidade puderam se deliciar com quitutes típicos e se divertir com quadrilha e pescaria
A Festa Junina da Universidade Paranaense – UNIPAR mais uma vez abriu o calendário arraias de Cascavel e, como nos anos anteriores, o sucesso foi grande. Cerca de 2400 pessoas, entre acadêmicos, professores e a comunidade, prestigiaram a animada festa.
Quinze barracas foram montadas no estacionamento do Campus, com várias opções de comidas típicas: quentão, pipoca, pamonha, tapioca, cachorro quente, pastel, pinhão, espetinhos, doces e refrigerante. Os formandos dos cursos se responsabilizaram em decorar as barracas, preparar e oferecer os quitutes.
O grupo de teatro Hierofânico participou. Vestidos de caipira, os atores interpretaram os noivos e interagiram com os convidados. Além da diversão, não podiam faltar bandeiras, pescaria e correio elegante.
O bom humor foi contagiante. Trajes coloridos e muito ritmo caipira atraíram a atenção dos visitantes. Na quadrilha, sinhozinhos e sinhazinhas surpreenderam. Pelo quinto ano consecutivo, o evento foi narrado pela professora Sônia Aparecida de Mello, coordenadora do curso de Ciências Biológicas.
“O que começou como brincadeira se tornou um evento chave da Instituição. Além de prazeroso e gostoso, descontrai e integra alunos de vários cursos”, diz a professora. Ela destaca, ainda, a grandeza do evento: “Na primeira festa quinze pares participaram da quadrilha e hoje se apresentam quase cem”.
Tiago Farias, calouro do curso de Arquitetura, foi um dos sinhôs: “É bom ver o ânimo do pessoal e a dedicação dos professores para que a festa fosse maravilhosa. A minha empolgação começou já nos ensaios”.
A coordenadora setorial do PIAE, Luciane Hinterholz, organizou o evento, com apoio da direção e das coordenações de cursos. Segundo ela, o objetivo é o exercício da cidadania e socialização com o mercado de trabalho: “Estamos formando também empreendedores, que foram atrás do produto, pesquisaram e estipularam o custo. Além de mostrar o que aprenderam durante a graduação, eles se divertem e isso é muito gostoso”.
Os formandos estão satisfeitos. Caroline Tortelli, de Enfermagem, destaca qualidades: “Essa festa realizada pela UNIPAR é muito bacana. Ela promove o entrosamento entre alunos, favorece o trabalho em equipe e contribui com a arrecadação de dinheiro para a nossa festa de formatura”.
Vestida a caráter, a diretora do Campus, professora Débora Venturin, prestigiou o sucesso e fala da importância do momento: “Cumprimos o papel de promover a integração, o companheirismo e o resgate cultural das tradições. O resultado positivo é a confirmação de que é a coisa certa a ser feita”. E afirma: “É com alegria que relembramos, com os quitutes, a época da infância”.