Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Aula Magna discute fundamentos da pesquisa em História
Francisco Beltrão: Aula Magna discute fundamentos da pesquisa em História
Publicado em: 09/04/2015 às 11:28
Palestrante Mirian Carbonera, doutora em Arqueologia pela USP, elogiou criação do Centro de Memória do Sudoeste do Paraná
Em comemoração aos seus 15 anos de atividades, formando historiadores qualificados, responsáveis pelo resgate de momentos que marcaram o Brasil, o curso de História da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu mais uma edição da sua Aula Magna. Para compartilhar suas experiências com os alunos, a coordenação convidou a doutora em arqueologia pela USP, Mirian Carbonera, que proferiu a palestra intitulada ‘Os fundamentos da pesquisa em história: da escavação ao arquivo’.
Sobre o tema, a arqueóloga apresentou o conceito de ‘memória material’, definindo-o como o conjunto de indícios documentais e físicos, tais como itens arqueológicos, instrumentos e documentos escritos e visuais. Também destacou o trabalho que desenvolve com profissionais argentinos e franceses em projetos de escavação concentrados na região Oeste de Santa Catarina e na Província de Missiones/Argentina. Para os acadêmicos, a conferência foi instigante, revelando mais um aspecto do grande hall de possibilidades que o trabalho com a História oportuniza.
Em sua fala, a professora também lembrou da necessidade de se formar bons historiadores, encarregados de reunir e preservar a memória das cidades onde atuam. Diretora do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, a docente parabenizou a comunidade local pela criação do Cemesp (Centro de Memória do Sudoeste do Paraná), que desde o final do ano passado funciona como um projeto de extensão do curso de História da Unipar. “Este Centro vem ao encontro da tendência de cada vez mais se valorizar a cultura e a história de uma sociedade”.