Guaíra: Enfermagem e Pedagogia colaboram na conscientização do Autismo
Publicado em: 08/04/2015 às 09:39
Lacinhos e folders com explicações sobre o transtorno foram distribuídos aos estudantes da Unidade
O dia 2 de abril foi denominado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista). Em Guaíra, estudantes e professores dos cursos de Pedagogia e Enfermagem abraçaram a causa e distribuíram nos corredores do Câmpus lacinhos na cor azul e folders com explicações sobre o Autismo.
O TEA é considerado um transtorno do desenvolvimento humano, caracterizado pela inabilidade de interagir socialmente, dificuldade no domínio da comunicação e comportamento restritivo e repetitivo do indivíduo portador. Algumas pessoas com a síndrome apresentam inteligência e fala intactas, outras, sérios problemas no desenvolvimento da linguagem.
A campanha de conscientização foi promovida pela Associação de Autismo do município. Pais e filhos que fazem parte da entidade estiveram na Unidade para reforçar a importância de se derrubar barreiras e preconceitos que dificultam o tratamento. A diretora da Unidade, professora Sandra Takahashi, prestigiou a ação social.
“Apoiar essa campanha nos deixam cada vez mais aptos e sensibilizados em ajudar os familiares dos portadores, pois o autista tem que ser trabalhado individualmente dentro de suas particularidades”, ressalta a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Daniele Garcia.