Umuarama: Enfermagem contribui na campanha do câncer de colo do útero
Publicado em: 31/03/2015 às 17:17
Vacinação contra o HPV acontece no Centro de Saúde Escola, às terças e quintas-feiras; público alvo é meninas de 9 a 13 anos
Há mais de duas semanas iniciou-se no município a primeira etapa de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) em meninas com idade de 9 a 11 anos. A imunização é completamente segura e essencial na prevenção do câncer de colo do útero, que acomete mais de 230 mil mulheres anualmente no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao contrário do ano passado, a campanha está acontecendo somente nas Unidades Básicas de Saúde. O Centro de Saúde Escola, projeto de extensão do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense, é um deles.
As vacinas são aplicadas às terças e quintas-feiras por acadêmicos do 5º ano, sob supervisão da responsável técnica, enfermeira Jamie da Costa. A imunização no CSE atinge também adolescentes de até 13 anos. O trabalho desta primeira etapa vai até o dia 17 de abril, no entanto é uma ação permanente no calendário das Unidades.
“O HPV é hoje a terceira maior causa de morte por neoplasias entre as mulheres. Portanto, é nosso dever colaborar com esta campanha, conscientizando estudante, mães e filhas sobre a importância da vacina”, ressalta a coordenadora do curso, professora Maristela Azevedo.
HPV
O Papilomavírus Humano é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Para preveni-lo, é de extrema importância a aplicação da vacina, que é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV: o 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero, e o 6 e 11, presente em 90% dos casos de verrugas genitais.