Você está aqui: Notícias > Umuarama: 7º Curso de Biossegurança bate recorde de participantes
Umuarama: 7º Curso de Biossegurança bate recorde de participantes
Publicado em: 30/03/2015 às 16:00
Ministradas por mestrandos e graduandos, palestras reuniram mais de duzentos participantes
No intuito de oferecer treinamento aos usuários de laboratório de Biologia Molecular, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu o 7º Curso de Biossegurança. Destinada a estudantes, professores e pesquisadores, a capacitação envolveu em torno de 200 participantes, número recorde (em 19/03).
O evento foi promovido pelo mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Unipar em parceria com a CIBio/CTNBio (Comissão Interna de Biossegurança). À frente dos trabalhos esteve o presidente da CIBio e coordenador do mestrado e doutorado, professor Nelson Colauto, e a professora Silvia Graciele Hülse. “Esse número de inscritos demonstra o crescente interesse de nossos estudantes pelo tema de biossegurança”, ressalta Colauto.
As palestras, ministradas por mestrandos e graduandos, abordaram a forma mais segura de se utilizar os equipamentos nos laboratórios e como se portar nesses ambientes. Após cada tema, os participantes puderam esclarecer dúvidas e debater o assunto.
Jaqueline Medeiros falou sobre ‘Tendências de acidentes em laboratórios de pesquisa’; Fabíola Mohr discorreu sobre ‘Procedimentos de lavagem de vidrarias e materiais’; Eduardo Goiano, ‘Equipamentos de proteção individual e coletiva’; Dayane Garcia, ‘Preparo, armazenamento e descarte de soluções’; Meire Ferrari, ‘Manuseio de produtos químicos (agrotóxicos) e descarte de seus resíduos’; Leticia Ferrarese, ‘Riscos ocupacionais devido à exposição de agentes químicos; Genyfer Souza, ‘Autoclave: como utilizar de forma segura e eficiente’; e Sara Marsola proferiu sobre ‘Cabines de biossegurança’.
Outros assuntos relevantes entraram na pauta. Caroline Cagnini abordou o tema ‘Manuseio, controle e descarte de produtos biológicos’; Pâmela Rapachi falou sobre ‘Normas e procedimentos de biossegurança em laboratório de biologia molecular’; Dirlane Antoniazzi discutiu ‘Normas e procedimentos de biossegurança em laboratório de cultura de tecidos vegetais; Lais de Freitas, ‘Normas e procedimentos de biossegurança em laboratório para coleta em matas e florestas’; Adriano Borges, ‘Biossegurança em biotecnologia industrial’; e Diorgenes Silveira, ‘Biossegurança de plantas geneticamente modificadas’.
“Ficamos muito contentes com o resultado. Para os palestrantes, é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, exercitando a capacidade de comunicação”, arremata Colauto.