UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: 7º Curso de Biossegurança bate recorde de participantes

Publicado em: 30/03/2015 às 16:00

Ministradas por mestrandos e graduandos, palestras reuniram mais de duzentos participantes

Fabíola Mohr discorre sobre ‘Procedimentos de lavagem de vidrarias e materiais’
Professor Nelson Colauto abre curso
Evento foca treinamento aos usuários de laboratório de Biologia Molecular
Estudante Jaqueline Medeiros fala de ‘Tendências de acidentes em laboratórios de pesquisa’
Palestras foram ministradas por graduandos e mestrandos
Professores com palestrantes

No intuito de oferecer treinamento aos usuários de laboratório de Biologia Molecular, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu o 7º Curso de Biossegurança. Destinada a estudantes, professores e pesquisadores, a capacitação envolveu em torno de 200 participantes, número recorde (em 19/03).

O evento foi promovido pelo mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Unipar em parceria com a CIBio/CTNBio (Comissão Interna de Biossegurança). À frente dos trabalhos esteve o presidente da CIBio e coordenador do mestrado e doutorado, professor Nelson Colauto, e a professora Silvia Graciele Hülse. “Esse número de inscritos demonstra o crescente interesse de nossos estudantes pelo tema de biossegurança”, ressalta Colauto.

As palestras, ministradas por mestrandos e graduandos, abordaram a forma mais segura de se utilizar os equipamentos nos laboratórios e como se portar nesses ambientes. Após cada tema, os participantes puderam esclarecer dúvidas e debater o assunto.

Jaqueline Medeiros falou sobre ‘Tendências de acidentes em laboratórios de pesquisa’; Fabíola Mohr discorreu sobre ‘Procedimentos de lavagem de vidrarias e materiais’; Eduardo Goiano, ‘Equipamentos de proteção individual e coletiva’; Dayane Garcia, ‘Preparo, armazenamento e descarte de soluções’; Meire Ferrari, ‘Manuseio de produtos químicos (agrotóxicos) e descarte de seus resíduos’; Leticia Ferrarese, ‘Riscos ocupacionais devido à exposição de agentes químicos; Genyfer Souza, ‘Autoclave: como utilizar de forma segura e eficiente’; e Sara Marsola proferiu sobre ‘Cabines de biossegurança’.

Outros assuntos relevantes entraram na pauta. Caroline Cagnini abordou o tema ‘Manuseio, controle e descarte de produtos biológicos’; Pâmela Rapachi falou sobre ‘Normas e procedimentos de biossegurança em laboratório de biologia molecular’; Dirlane Antoniazzi discutiu ‘Normas e procedimentos de biossegurança em laboratório de cultura de tecidos vegetais; Lais de Freitas, ‘Normas e procedimentos de biossegurança em laboratório para coleta em matas e florestas’; Adriano Borges, ‘Biossegurança em biotecnologia industrial’; e Diorgenes Silveira, ‘Biossegurança de plantas geneticamente modificadas’.

“Ficamos muito contentes com o resultado. Para os palestrantes, é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, exercitando a capacidade de comunicação”, arremata Colauto.

Redes sociais>