UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Guaíra: Unidade instala cisterna para aproveitamento de água da chuva

Publicado em: 25/03/2015 às 11:03

Projeto piloto foi desenvolvido pelos cursos de Gestão ambiental e de Engenharia Civil

Professores com colaborador após instalação da cisterna
Diretora da Unidade, professora Sandra Takahashi, com professores durante processo de implantação da cisterna
Professora Vanda Lupepsa explica aos alunos detalhes do projeto
Professora Gisieli Kramer ressalta importância do projeto na economia de água
Professoras Vanda Lupepsa e Gisieli Kramer com estudantes dos dois cursos envolvidos no projeto
Estudantes conhecem resultado final do projeto

Com a forte escassez de água em diversas cidades do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, muitos moradores estão aprendendo a usar com prudência esse bem tão precioso e pouco valorizado. Essa consciência surge da preocupação que se não economizarmos nos afazeres do nosso dia a dia, em um futuro bem próximo o número de cidades sem água potável será bem maior.

Um exemplo dessa preocupação foi demonstrado pela Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra. Os cursos de Gestão Ambiental e Engenharia Civil se uniram no desenvolvimento de um projeto piloto para o aproveitamento de água da chuva. O resultado foi a elaboração de uma cisterna, instalada nas dependências do Câmpus.

As professoras Gisieli Kramer e Vanda Lupepsa, responsáveis pelo projeto, explicaram para aos mais de 200 alunos das duas graduações os detalhes de funcionamento da cisterna. “O foco desse projeto é mostrar que sustentabilidade e economia são viáveis e podem caminhar juntas”, afirma Kramer, acrescentando que o próximo passo é implantar outras cisternas para que a economia de água seja ainda maior.

“O projeto tem tudo para ser um sucesso. Queremos agradecer o apoio das professoras Sandra Takahashi, diretora da Unidade, e Rosiley Pacheco, coordenadora de Gestão Ambiental, na realização dessa iniciativa, além do acadêmico Gilberto Marques, que instalou a cisterna, e o colaborador Tadeu, que ficou responsável pelo orçamento e compra do material”, ressalta a docente Vanda Lupepsa.

Redes sociais>