Guaíra: Unidade instala cisterna para aproveitamento de água da chuva
Publicado em: 25/03/2015 às 11:03
Projeto piloto foi desenvolvido pelos cursos de Gestão ambiental e de Engenharia Civil
Com a forte escassez de água em diversas cidades do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, muitos moradores estão aprendendo a usar com prudência esse bem tão precioso e pouco valorizado. Essa consciência surge da preocupação que se não economizarmos nos afazeres do nosso dia a dia, em um futuro bem próximo o número de cidades sem água potável será bem maior.
Um exemplo dessa preocupação foi demonstrado pela Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra. Os cursos de Gestão Ambiental e Engenharia Civil se uniram no desenvolvimento de um projeto piloto para o aproveitamento de água da chuva. O resultado foi a elaboração de uma cisterna, instalada nas dependências do Câmpus.
As professoras Gisieli Kramer e Vanda Lupepsa, responsáveis pelo projeto, explicaram para aos mais de 200 alunos das duas graduações os detalhes de funcionamento da cisterna. “O foco desse projeto é mostrar que sustentabilidade e economia são viáveis e podem caminhar juntas”, afirma Kramer, acrescentando que o próximo passo é implantar outras cisternas para que a economia de água seja ainda maior.
“O projeto tem tudo para ser um sucesso. Queremos agradecer o apoio das professoras Sandra Takahashi, diretora da Unidade, e Rosiley Pacheco, coordenadora de Gestão Ambiental, na realização dessa iniciativa, além do acadêmico Gilberto Marques, que instalou a cisterna, e o colaborador Tadeu, que ficou responsável pelo orçamento e compra do material”, ressalta a docente Vanda Lupepsa.