Você está aqui: Notícias > Umuarama: Projeto ‘SI Solidário’ doa computador a estudante carente
Umuarama: Projeto ‘SI Solidário’ doa computador a estudante carente
Publicado em: 23/03/2015 às 15:20
Luan Rafael Moura de Oliveira, do Colégio Estadual Jardim Cruzeiro, foi o contemplado
O projeto de extensão ‘SI Solidário’, do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, tem como propósito recolher materiais eletrônicos sem uso entre estudantes, professores e funcionários da Instituição.
Todo equipamento eletrônico recolhido passa por triagem. Estudantes do projeto avaliam e descartam, quando pifados, ou consertam, quando é possível. Os computadores recuperados são doados a entidades assistenciais e a pessoas carentes. E o que realmente é lixo recebe descarte correto.
No final do ano passado, a coordenação do curso recebeu uma carta do estudante Luan Rafael Moura de Oliveira, do Colégio Estadual Jardim Cruzeiro. Em suas singelas palavras, dizia que gostaria de ganhar um computador como presente de Natal, pois sua família não tinha condições financeiras.
Sensibilizados com a carta, os estudantes Leonan Trentini e Claudemir Ferreira, supervisionados pelo professor Leandro Lima, se empenharam na montagem de um computador para o aluno da escola.
“Nosso projeto vai além de ensinar os acadêmicos a fazer a triagem, avaliação e consertos das máquinas. Ele também tem o papel de despertar no grupo o quanto é importante sermos solidários com aqueles que precisam”, ressalta o professor Leandro Lima, afirmando que todos ficaram contentes em poder ajudar o Luan, que ficou muito feliz com o presente.
“Nossa intenção era fazer a doação antes do Natal, mas isso não foi possível devido ao encerramento do ano letivo. Porém, assim que voltaram as aulas, a equipe envolvida no projeto se empenhou em entregar o computador o mais rápido possível” saliente o coordenador do curso, professor Elyssandro Piffer.
Ana Paula Oliveira, a mãe do aluno, disse que o filho é empenhado nos estudos, curioso e esforçado. “Li a matéria no jornal sobre o projeto, contei para o Luan e então resolvemos escrever a carta. Quando entraram em contato com a gente dizendo que iriamos receber a doação ficamos eufóricos e agradecidos pelo nobre gesto dos estudantes; muito obrigado a todos”.