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Educação Inclusiva: Direito firma parceria com Universidade Federal do Acre
Publicado em: 20/03/2015 às 16:31
Convênio adota pesquisa e ações voltadas ao desenvolvimento socioeducacional de alunos com necessidades especiais
Agregar forças para melhorar a qualidade de vida de estudantes com necessidades especiais. Essa foi a causa que motivou uma parceria entre o curso de Direito da Universidade Paranaense e a UFAC (Universidade Federal do Acre), Câmpus Cruzeiro do Sul. Juntas, as duas instituições vão promover programas na área de educação inclusiva, estimulando a realização de pesquisas e ações educativas voltadas ao desenvolvimento socioeducacional de alunos com deficiência física.
O convênio é resultado do projeto ‘As marcas da inclusão educacional no projeto político-pedagógico dos cursos de Pedagogia e sua relação com o desenvolvimento socioeducacional’, coordenado pelo professor doutor Luiz Roberto Prandi, da Unipar. As atividades já iniciaram e envolvem dez acadêmicos do curso, sendo quatro bolsistas do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científicas) e seis do PIC (Programa de Iniciação Científica), além de alunos da UFAC.
“Essa proposta vem disseminar a seriedade e credibilidade do trabalho que realizamos, pois as discussões em torno dos parâmetros de normalidade impostos pela sociedade é um dos temas mais abordados, tanto nas instituições de ensino superior quanto fora delas, tornando-se um tema polêmico que tem contribuído para gerar divergências de opiniões sobre o assunto”, defende Prandi, ressaltando que “diante então dessa questão, a experiência com a inclusão de alunos com necessidades especiais nas IES torna-se relevante”.
O aluno Renan Willian de Deus é um dos envolvidos no projeto. Para ele, o estudo da educação inclusiva se torna cada vez mais pujante em nossa realidade jurídico-social. “Ao adentrarmos à Universidade percebemos o quanto a desigualdade é latente em nosso meio. Desta forma, quanto mais entendermos sobre o processo da inclusão e mais sistemas da sociedade adotarem a inclusão, mais cedo se completará a construção de uma verdadeira sociedade para todos”.
Na opinião da diretora de Pesquisa e da Pós-Graduação, professora Evellyn Wietzikoski, o comprometimento do grupo proporciona importante discussão sobre um tema polêmico, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro.
“Este exercício promove a conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade. Portanto, o desenvolvimento de projetos como esse é motivo de orgulho para nós da Unipar”.