Você está aqui: Notícias > Cascavel: Ex-aluno de Arquitetura e Urbanismo lança livro poético
Cascavel: Ex-aluno de Arquitetura e Urbanismo lança livro poético
Publicado em: 20/03/2015 às 14:00
Poesias e crônicas compõem a obra do escritor que nasceu nos pampas, Pablo Gabriel Ribeiro Danielli
‘Necrose – O Livro Vermelho’. Esse é o título da obra literária lançada recentemente pelo ex-aluno da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, arquiteto e urbanista Pablo Gabriel Ribeiro Danielli. Este é o segundo livro do poeta.
O escritor afirma que o objetivo do livro é fazer o leitor ter uma reflexão, meditação e criar inquietação a cada página lida. “Vivemos constantes momentos de mudanças, sejam elas íntimas ou sociais e o intuito é criar um questionamento sobre o que acontece com o bairro, a cidade e o estado, ir além do pôr a culpa sempre de forma básica e precária em outras pessoas”.
No Livro Vermelho, Danielli questiona se o interesse individual é sempre maior que o coletivo, tentando colocar de forma clara e objetiva se cada cidadão não tem um pouco de responsabilidade no que acontece hoje com a política e a sociedade brasileira.
Segundo o escritor, a inspiração para os versos está no dia a dia, na rotina e nos fatos que quase passam despercebidos pelos olhares e passos apurados da maioria das pessoas e também as preocupações que estampam os rostos sem perceberem.
Com seu talento artístico, defende que “tanto o dia quanto a noite são reveladores no que se diz respeito ao comportamento do ser humano”. Também observa que a linguagem poética, junto com as crônicas, são textos curtos capazes de causar reflexão com muita intensidade. “As pessoas ultimamente mostram um preferência por poucos caracteres”, afirma.
Suas reflexões são pontuais, questionando: Que palavra define o homem? Que gesto ou atitude o torna humano? O ser humano vive e convive com outras formas de vida ou apenas tenta se impor diante do questionamento? O erro é apenas do outro ou somos capazes de assumir nossas responsabilidades? O homem é um ser que vive em uma sociedade de forma coletiva ou apenas sobrevive de forma individual?.
A obra, com quase 300 páginas, foi lançada pela Editora Multifoco, do Rio de Janeiro, e está disponível no site http://editoramultifoco.com.br/.