Você está aqui: Notícias > Cascavel: Cipa organiza treinamento de primeiros socorros a coordenadores e chefes de setores
Cascavel: Cipa organiza treinamento de primeiros socorros a coordenadores e chefes de setores
Publicado em: 17/03/2015 às 17:00
Enfermeiro apresentou as atribuições e responsabilidades do socorrista até a chegada da emergência e qual serviço acionar
Além de oferecer um ensino de qualidade para seus milhares de estudantes, formando profissionais de excelente nível, a Universidade Paranaense é uma Instituição que também se preocupa com a capacitação e segurança de seus professores e colaboradores.
Na semana passada, a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Unidade de Cascavel promoveu treinamento de primeiros socorros para coordenadores de cursos e chefes de setores. A atividade, que envolveu teoria e prática, foi ministrada pelo enfermeiro e ex-aluno da Unipar, Alexandre Coronado do Nascimento, que ensinou como manusear equipamentos e materiais utilizados em APH (Assistência Pré-Hospitalar).
Segundo o enfermeiro, o treinamento busca difundir a cultura de prevenção, minimizar riscos e aumentar conhecimentos para o atendimento inicial até a remoção da vítima, quando possível, ou até a chegada do serviço de emergência.
Em sua fala, Nascimento destacou as atribuições do socorrista, como saber lidar com o público, ser honesto e autêntico, disciplinado, ter espírito de liderança, ser ético e ter boa comunicação. Além de ter conhecimento teórico-científico, controle do local do acidente, acesso seguro à vítima, conhecimento de primeiros socorros e de suas limitações e ter auxílio de órgãos públicos e de terceiros.
Na palestra, também foram abordadas as responsabilidades do socorrista, para que não ocorra imperícia, imprudência e negligência. “Não existe espaço para heróis e sim para pessoas com conhecimentos técnicos e científicos necessários e suficientes para salvar vidas”, enfatizou o enfermeiro.
Também sinalizou as diferenças de situação traumática - caso em que se deve acionar o Siate, e situação clínica - de competência do Samu. Pautou ainda sobre o que é hemorragia interna e externa, como conter sangramento, imobilizar coluna cervical, atender à crise convulsiva, parada cardíaca e situações de fratura/entorse/luxação, diferenciando-as.