UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Cipa organiza treinamento de primeiros socorros a coordenadores e chefes de setores

Publicado em: 17/03/2015 às 17:00

Enfermeiro apresentou as atribuições e responsabilidades do socorrista até a chegada da emergência e qual serviço acionar

Enfermeiro explica passo a passo da massagem cardíaca
Enfermeiro explica passo a passo da massagem cardíaca
Treinamento ensina como fazer a massagem cardíaca em grávidas
Capacitação de primeiros socorros aborda teoria e prática
Capacitação de primeiros socorros aborda teoria e prática
Capacitação de primeiros socorros aborda teoria e prática
Capacitação de primeiros socorros aborda teoria e prática
Coordenadores de cursos e colaboradores participam
Equipe simula situações de primeiros socorros
Equipe simula situações de primeiros socorros
Integrantes da Cipa organizam treinamento

Além de oferecer um ensino de qualidade para seus milhares de estudantes, formando profissionais de excelente nível, a Universidade Paranaense é uma Instituição que também se preocupa com a capacitação e segurança de seus professores e colaboradores.

Na semana passada, a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Unidade de Cascavel promoveu treinamento de primeiros socorros para coordenadores de cursos e chefes de setores. A atividade, que envolveu teoria e prática, foi ministrada pelo enfermeiro e ex-aluno da Unipar, Alexandre Coronado do Nascimento, que ensinou como manusear equipamentos e materiais utilizados em APH (Assistência Pré-Hospitalar).

Segundo o enfermeiro, o treinamento busca difundir a cultura de prevenção, minimizar riscos e aumentar conhecimentos para o atendimento inicial até a remoção da vítima, quando possível, ou até a chegada do serviço de emergência.

Em sua fala, Nascimento destacou as atribuições do socorrista, como saber lidar com o público, ser honesto e autêntico, disciplinado, ter espírito de liderança, ser ético e ter boa comunicação. Além de ter conhecimento teórico-científico, controle do local do acidente, acesso seguro à vítima, conhecimento de primeiros socorros e de suas limitações e ter auxílio de órgãos públicos e de terceiros.

Na palestra, também foram abordadas as responsabilidades do socorrista, para que não ocorra imperícia, imprudência e negligência. “Não existe espaço para heróis e sim para pessoas com conhecimentos técnicos e científicos necessários e suficientes para salvar vidas”, enfatizou o enfermeiro.

Também sinalizou as diferenças de situação traumática - caso em que se deve acionar o Siate, e situação clínica - de competência do Samu. Pautou ainda sobre o que é hemorragia interna e externa, como conter sangramento, imobilizar coluna cervical, atender à crise convulsiva, parada cardíaca e situações de fratura/entorse/luxação, diferenciando-as.

Redes sociais>