Umuarama: Ciências Contábeis discute importância da mulher na profissão
Publicado em: 16/03/2015 às 15:26
Realizado no Câmpus-Sede, evento comemorou Dia Internacional da Mulher
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em oito de março, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu na semana passada uma mesa-redonda com mulheres que se destacaram na profissão de contabilista. Além de estudantes de todas as séries, profissionais da área também marcaram presença.
O evento foi coordenado pela professora Edileusa Borçato. “Esse é um momento de fazermos uma reflexão sobre a inserção da mulher na contabilidade e também de conscientizar nossas estudantes sobre a importância do nosso papel nessa profissão tão relevante para o mercado de trabalho. E, apesar das barreiras, dos obstáculos, estamos conquistando um espaço cada vez maior”, ressaltou a docente, que integra a Comissão das Mulheres Contabilistas do Paraná/região de Umuarama.
A noite começou com apresentação artística do dançarino Paulo Quinália, que mostrou trechos do espetáculo ‘À Flor da Pele’, da Companhia de Dança Unipar. Em seguida, representado a presidente do CRC/PR (Conselho Regional de Contabilidade), Lucélia Lecheta, a conselheira do CRC e diretora do Sescap/Curitiba, contadora Ormélia Teresa da Silva, prestou sua homenagem ao papel da mulher contabilista.
“O número de mulheres na área contábil aumentou consideravelmente nos últimos anos; somente no Paraná são mais de 11 mil. Isso é resultado da preocupação da mulher, que se prepara, se qualifica, para entrar no mercado e ser uma profissional com competência e ética”, defende a conselheira.
Os alunos Sandro de Miranda, Luiz Paulo Favaro e Jansem Martins também subiram ao palco e leram poemas em homenagem às mulheres. As homenagens continuaram com coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, o contador Satre Marino de Brito, que na ocasião representou o presidente do Sincouma (Sindicato dos Contabilistas de Umuarama), João Henrique Camargo, e o diretor do Sescap/Regional de Umuarama, Hélio de Souza, que teceram palavras de elogio à mulher. Na ocasião, a representante do corpo discente, Isabelle Barbosa de Souza, recebeu livros e um boton da profissão.
“A cada dia que passa, as mulheres vêm conquistando mais espaço no mercado de contabilidade, ocupando cargos estratégicos de decisão e liderança e agregando ainda mais valor à profissão”, destacou Uliana.
Mediada pela professora Edileusa Borçato, a mesa-redonda foi composta pelas contadoras Ormélia Teresa da Silva, Wanderleia Dantas Barbosa, da Prefeitura de Umuarama, e Dayse Maria Ariozi, de Cidade Gaúcha, e pela estudante do curso da Unipar, Sirlei Ilda dos Santos, que trabalha no escritório Record. Por mais de uma hora, elas conversaram sobre a profissão, trajetória acadêmica e profissional e a importância da mulher na contabilidade.