UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Aula Magna apresenta campanha de doação de sangue para calouros

Publicado em: 12/03/2015 às 15:21

Os ingressantes assistiram à palestra de sensibilização ao ato solidário e teatro sobre a transição do ensino médio para o superior

Em palestra, a assistente social do Hemocentro de Cascavel, Maria Luiza da Silva
Comédia: Trupe apresenta a fase de transição do colégio para a Universidade
Comédia: Trupe apresenta a fase de transição do colégio para a Universidade
Comédia: Trupe apresenta a fase de transição do colégio para a Universidade
O diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, abriu evento de boas-vindas
Coordenador de Enfermagem, professor Gilson Fernandes, apresenta projeto à plateia

A Universidade Paranaense, Unidade de Cascavel, realizou nesta semana a Aula Magna para recepção de seus calouros, com apresentação do trote solidário, que já é tradição. O projeto ‘Calouro da Unipar não leva trote, doa sangue’ reúne centenas de voluntários, todos os anos. A campanha foi idealizada pelo curso de Enfermagem em parceria com o Hemocentro e a mais de dez anos é colocado em prática na Instituição.

O intuito da Universidade é formar, além de profissionais competentes, cidadãos, conscientizando sobre a importância do ato solidário de doar sangue, atentando para o fato de que uma única doação pode salvar até quatro vidas.

O diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, recepcionou a todos, enaltecendo o papel da Universidade, seus atributos e compromisso com a educação de qualidade e com a sociedade, lembrando ao aluno também de sua responsabilidade. Para ministrar palestra sobre o assunto foi convidada a assistente social do Hemocentro, Maria Luiza da Silva. “O sangue doado é rapidamente reposto pelo organismo; o doador não vicia, não emagrece, não engorda, não afina e não engrossa o sangue”, esclareceu.

Em sua fala, a profissional também explicou sobre como funciona o Hemocentro, quem pode ser doador, o passo a passo da doação e os direitos do doador, como garantir a qualidade do sangue e quais os impedimentos temporários e definitivos à doação.

A assistente social informou ainda os requisitos para ser um doador: boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado e apresentar documento oficial com foto. O coordenador do curso de Enfermagem, professor Gilson Fernandes, explica que a campanha será intensificada até maio. Aborda, ainda, a importância da mudança de paradigma em relação ao trote, dizendo não à violência, oportunizando aos calouros serem doadores efetivos de sangue e colaborando com a manutenção do estoque de sangue e melhoria da qualidade de vida dos beneficiados.

Para as pessoas que queiram ser doadores, o atendimento no Hemocentro é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 12h. O órgão está localizado atrás do Hospital Universitário, no bairro Santo Onofre.

Além da campanha, a noite também foi marcada por apresentação de uma comédia teatral, dirigida por Alexandre Helfer. A peça retratou a fase de transição do ensino médio para a vida acadêmica, ressaltando a importância de levar os estudos a sério para se ter uma carreira promissora e o quão valioso é para o aluno compartilhar com sua rede de contatos as coisas boas da Universidade, como os novos amigos, bons professores, a participação em projetos e outros.

Redes sociais>